Palestra realizada no auditório do Sicoob, em Braço do Norte, foi direcionada para alunos do terceiro ano do ensino médio
[caption id="attachment_8897" align="alignright" width="274"]

CERCA 270 estudantes aprenderam a valorizar e gestão financeira[/caption]
Em comemoração ao mês do cooperativismo de crédito, o Sicoob/Credivale e o Núcleo Feminino da Cooperativa realizaram uma palestra sobre educação financeira com os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de algumas escolas da região. O palestrante, Juliano Fernandes, abordou o assunto gestão financeira com os alunos de forma simples, e como ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional.
A palestra, realizada em 28 de outubro, reuniu cerca de 270 alunos das escolas Cônego Nicolau Gesing, Dom Joaquim, Nossa Senhora de Fátima, Dr Miguel de Patta e Padre Jacob Luiz Neibel. “Vemos que, hoje em dia, os jovens agem muito por status e, assim, acabam consumindo de forma inconsciente. Planejamos essa palestra sobre educação financeira para que eles aprendam a planejar e gastar de maneira adequada e evitem o consumo desenfreado”, relata Juliano Fernandes, que é educador financeiro certificado pelo Banco Central e supervisor Comercial do Sicoob SC/RS. “Manuseando o próprio dinheiro da forma certa, eles descobrem que é possível realizar seus sonhos”, lembra.
Eduarda Custódio Dias Silva, de 18 anos, estudante da Escola de Educação Básica Dom Joaquim, diz que aprendeu importantes lições com a palestra. “Absorvi que, assim como a nossa vida segue uma rotina e tem toda a sua organização, a vida financeira merece o mesmo tratamento, e a educação financeira é uma maneira de alcançar os sonhos e os objetivos que desejamos”, diz a adolescente. Ressalta que, com essa palestra, descobriu um meio de estabelecer melhores costumes sobre como usar um cartão, por exemplo, e a maneira adequada e economizar, guardar e gastar seu dinheiro. A estudante destaca a importância do assunto ser discutido em sua geração. “Acredito que seja importante discutirmos esse tema entre nós, jovens, pois o mundo capitalista e o marketing estão nos influenciando como nunca antes. Acabamos gastando compulsivamente e de maneira imprudente, com coisas que, talvez, não sejam tão importantes e que não vão agregar muito em nossa vida”. A jovem Eduarda foi uma das estudantes que se destacou na palestra, fazendo perguntas de forma atenciosa e tirando suas dúvidas sobre o assunto. “Agora sei que terei dinheiro suficiente no final do mês para investir no que mais importa agora, que são meus estudos, e que poderei guardar para objetivos futuros”, detalha.
O diretor Administrativo do Sicoob/Credivale, Clóvis Freitas, frisa a importância do controle econômico. “Entendemos que é de fundamental importância para o bem estar de cada um saber lidar com o dinheiro. Gastar com inteligência, programando as despesas ou investindo adequadamente, nos conduz a um caminho mais tranquilo”, relata. “O dinheiro é um mecanismo essencial para a realização de nossos sonhos. Jamais deve ser considerado um problema. Por isto precisamos saber lidar com ele”, completa.