Escolas e entidades participam de atos cívicos em toda a região neste dia 07 de setembro. Em função da chuva, desfile de São Ludgero foi transferido também para esta sexta

Para homenagear o ato de Dom Pedro que, as margens do Rio Ipiranga, selou a independência do Brasil, em 1822, os municípios se preparam para os desfiles cívicos oficiais do dia 07 de setembro.
Em Braço do Norte, a abertura da Semana da Pátria, em frente à prefeitura, foi cancelada devido ao mau tempo desta terça-feira, 04. Porém, nesta sexta-feira, 07, o desfile cívico será realizado na rua Jorge Lacerda, entre a rua Severiano Sombrio e a Praça Padre Röer, e inicia às 8h40min com a chamada das autoridades. A abertura será às 9 horas.
Em São Ludgero, o ato que aconteceria no domingo, 02, foi suspenso diante do tempo chuvoso. O desfile está programado para sexta, a partir das 9 horas, na Avenida Monsenhor Frederico Tombrock, em frente à Igreja Matriz. A Fanfarra Municipal abre o evento e após, um total de 17 grupos formados por escolas e entidades farão sua apresentação, com seus temas e manifestações de conscientização.
Já em Gravatal, o desfile cívico da abertura da Semana da Pátria marcada para o sábado, 1º, também foi suspenso no bairro Termas, e o do domingo, 02, na comunidade de Várzea das Canoas. De acordo com a secretária de Educação, Inovação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Estela Machado Vieira Gomes, foram feitas homenagens cívicas com apresentações dos projetos e apresentação da banda Marcial de Gravatal, nas Termas, na quadra de esportes da E.E.B. Hercílio Vez. Também teve homenagens na comunidade de Várzea das Canoas na quadra de esportes da E.E.B. José Cardoso de Aguiar. Com o tema “270 anos de Presença Açoriana em Santa Catarina”, as escolas e entidades participam do desfile cívico nesta sexta-feira, em frente ao Salão Paroquial de Gravatal, com início às 08h30min.
Fanfarra Mirim abrilhanta o ato cívico
O tradicional Desfile Cívico de 07 de Setembro acontecerá nesta sexta-feira, às 08h30min em Rio Fortuna. A abertura será no pátio da E.E.B. Nossa Senhora de Fátima, de onde sairão os pelotões em marcha pelas principais ruas em torno do quarteirão da Igreja Matriz São Marcos. A Fanfarra Municipal Professor “Francisco Agostinho Wiggers”, irá conduzir o desfile. Uma das novidades é a participação da Fanfarra Mirim, composta por alunos do Pré Escolar do CEI Cantinho da Criança que pretendem encantar os participantes com sua melodia. Já nos demais pelotões, além dos estudantes da rede municipal e estadual, destacam-se a presença de grupos de cavaleiros, da 3ª idade, desportistas, balé, entre outros. Segundo o secretário de Educação, José Lembeck, toda a rede de ensino está comprometida com o desfile cívico e a expectativa é positiva. “O Dia da Pátria é um momento para refletir e aprender a defender os interesses do país, respeitar e proteger os seus símbolos e trabalhar pela construção de um país melhor, de uma sociedade mais justa”, defende. Para dia 7 de setembro também está programada a tradicional alvorada, onde Rio Fortuna acorda ao som da fanfarra, horas antes do desfile.
60 anos
Em Armazém, este ano, escolas e entidades farão o desfile inspirados no tema “60 anos de Armazém”. O desfile oficial será realizado nesta sexta-feira, 07, a partir das 08h30min, com início em frente à prefeitura. Em Grão-Pará, o desfile também ocorre na sexta-feira, 07, a partir das 08h30min, na avenida Nereu Ramos, no centro. A rede municipal de ensino abordará temas diversos, sendo que duas escolas irão enfatizar os “60 anos de Grão-Pará”. No mesmo dia e horário também acontece o desfile cívico no Distrito de Aiurê.
Em Orleans, o desfile cívico oficial acontece na sexta-feira, 07, a partir das 08 horas, com início do trajeto na rua Aristiliano Ramos com saída do Orleans Tênis Clube e dispersão em frente à Câmara de Vereadores. Escolas municipais, estaduais, e mais de 37 entidades formarão o pelotão que abordarão diferentes temas durante o evento. Em Santa Rosa de Lima, o desfile cívico ocorre também na sexta-feira, 07, às 09 horas, na rua Germano Hermesmeyer, mesmo trajeto de anos anteriores com a participação da fanfarra municipal, escolas e entidades.