Encontro em Xangai fechou agenda, que teve foco na expansão comercial, possível instalação de montadora de carros elétricos e proteção sanitária para exportações catarinenses
O cônsul destacou o potencial da economia catarinense, especialmente nos setores do agronegócio, indústria de alimentos e tecnologia, e reforçou a importância de consolidar parcerias que favoreçam o crescimento sustentável das relações comerciais com a China.
Entre os principais destaques da missão estão:
✅ Negociações para a instalação de uma montadora de carros elétricos em Santa Catarina;
✅ Proposta de protocolo sanitário regionalizado, que protege as exportações catarinenses em casos de focos isolados de doenças em outros estados;
✅ Acordo de parceria e intercâmbio econômico e tecnológico com a província de Shanxi.
Em reunião realizada em Pequim, no último domingo (22), com executivos da JMEV, os deputados reforçaram o interesse na instalação de uma montadora de carros elétricos no estado.
O projeto já havia sido discutido no dia 16 de junho, na cidade de Nanchang, na província de Jiangxi, onde os parlamentares apresentaram o potencial econômico catarinense, especialmente nas áreas de tecnologia, metal-mecânica e inovação — setores alinhados aos planos de expansão da JMEV no mercado global.
Na visita à Embaixada do Brasil na China, os deputados levaram uma demanda estratégica: a adoção de um protocolo sanitário regionalizado. A proposta busca garantir que, em caso de registro de doença em animais — como Influenza Aviária ou Peste Suína —, apenas o estado afetado sofra restrições nas exportações, e não todo o Brasil, como ocorre atualmente.
Essa mudança é fundamental para proteger a competitividade catarinense, já que o estado é líder nacional na produção e exportação de carnes de frango e suína, com a China sendo um dos seus principais mercados consumidores.
Durante a missão, os deputados também visitaram a província de Shanxi, onde firmaram um acordo de cooperação com o Congresso Provincial, representado pelo vice-presidente Luo Qingyu. O encontro teve como objetivo fortalecer laços culturais e abrir portas para intercâmbios econômicos, comerciais e tecnológicos.
Na região, a comitiva visitou a gigante TZCO, uma das maiores fabricantes de equipamentos pesados e guindastes do mundo. Durante a visita, foram discutidas oportunidades para atrair investimentos ao setor industrial catarinense.
Para o deputado Fernando Krelling, vice-presidente da Alesc, a missão teve resultados extremamente produtivos. “Voltamos da China com encaminhamentos claros para fortalecer nossa economia. A negociação da montadora, a proteção sanitária das nossas exportações e os acordos com a província de Shanxi representam ganhos efetivos para o desenvolvimento de Santa Catarina”, afirmou.
O deputado Mauro De Nadal também destacou a importância do relacionamento direto com as autoridades chinesas. “Santa Catarina tem potencial para ser ainda mais protagonista nas exportações para o mercado asiático. Estreitar esse relacionamento nos garante segurança para seguir crescendo.”
Já o relatório completo da missão será apresentado nas próximas semanas na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.