Rodovia é estratégica para a mobilidade entre Sul e Grande Florianópolis e alternativa em interdições na BR-101
Em pedido de informação protocolado junto à Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), o parlamentar questiona a lentidão na liberação do licenciamento ambiental, além de possíveis falhas no planejamento da obra, que já teve contratos assinados em 2022, mas nunca saiu do papel.
Com 26 quilômetros ainda sem pavimentação, a SC-108 é vista como via alternativa crucial à BR-101, especialmente em casos de interdições no Morro dos Cavalos, como aconteceu em 2022 e 2024. Além disso, a estrada é essencial para o escoamento da produção agrícola, o turismo de montanha e a conectividade regional entre a Grande Florianópolis e o Sul do estado.
“Queremos entender o motivo de essa rodovia não ter sido priorizada, e quais providências foram tomadas para resolver as pendências ambientais que se arrastam desde 2022”, afirma Mário Motta.
A obra da SC-108 está orçada em R$ 150 milhões, mas depende de complementação da licença ambiental prévia (LAP) para ser iniciada.
Além da SC-108, Motta também solicitou ao Governo a pavimentação da SC-435, entre São Martinho e São Bonifácio, que soma 42 quilômetros de estrada de chão. A via é uma alternativa até 30 quilômetros mais curta entre Palhoça e Tubarão, e pode agilizar o transporte de mercadorias e o turismo entre o Litoral Sul e a Serra.
O custo total para pavimentar os dois trechos é de cerca de R$ 270 milhões, o que representa menos de 15% do orçamento do Programa Estrada Boa. Para o deputado, investir nessas rotas regionais é mais rápido e eficiente do que depender exclusivamente da BR-101 e das obras complexas no Morro dos Cavalos.
“Essas obras não são só sobre colocar asfalto na estrada. Elas resolvem um problema histórico, melhoram o transporte, reduzem custos logísticos e fortalecem o turismo e o desenvolvimento regional”, pontua o parlamentar.
A SC-108 liga municípios como Santa Rosa de Lima, Anitápolis, São Bonifácio e Leoberto Leal, conectando o Sul do Estado à BR-282.
A SC-435, por sua vez, cria uma ligação direta entre São Martinho, São Bonifácio e Palhoça, potencializando o escoamento de produtos e a movimentação entre o Litoral e a Serra.
Ambas são consideradas estratégicas para a economia e mobilidade catarinense, e com a pavimentação, poderão se tornar importantes alternativas logísticas, diminuindo a dependência de trechos vulneráveis da BR-101.