Mais de 30 mulheres da região participaram do Programa de Mulheres
[caption id="attachment_8266" align="alignright" width="288"]

GRUPO formado por 35 mulheres irá desenvolver projetos que impactem a comunidade[/caption]
A fim de fomentar o protagonismo feminino e integrar a mulher no cotidiano da cooperativa, o Sescoop/SC (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), em parceria com o Sicoob/Credivale, implantaram o Programa Mulheres Cooperativistas, no qual veio a formar o 1ª Núcleo Feminino da cooperativa. Em julho, após cinco meses de curso, mulheres de seis municípios da região receberam o diploma e atuarão em suas comunidades com ações visando o cooperativismo local.
O presidente do Sicoob/Credivale, Ivonir Buss, explica que 35 mulheres de Braço do Norte, Rio Fortuna, Grão-Pará, São Ludgero, Armazém e Gravatal participaram da formação. “Elas puderam expandir seus conhecimentos em diversas áreas, com os módulos Doutrina e Educação Cooperativista, Desenvolvimento Interpessoal e Relacionamento Familiar e Sociedades Cooperativas. Além desses, Protagonismo Feminino e Liderança Cooperativista, Empreendedorismo Cooperativo e Organização do Quadro Social (OQS)”, relaciona.
A metodologia da formação do programa priorizou a educação humanizadora, com foco na convivência grupal e interação educador-aluno, tanto nos aspectos teóricos como no desenvolvimento de atividades práticas e dinâmicas que permitem a vivência do cooperativismo. “Agora formadas, as mulheres do núcleo feminino terão um papel fundamental nos trabalhos com as comunidades em que estão inseridas, e juntos iremos disseminar ainda mais a cultura da cooperação”, detalha o presidente. O núcleo, a partir de agora, realizará encontros, palestras, e outras ações, com as famílias, e, principalmente, mulheres, sobre temas variados, de acordo com as necessidades de cada município. Além disso, o cronograma do projeto possui ações voltadas ao dia do cooperativismo.
“Este grupo de mulheres irá impactar as famílias associadas à Cooperativa de forma necessária e positiva. Tentaremos amenizar os problemas sociais para que todas as comunidades tenham uma vida mais harmoniosa e feliz”, detalha Adriana Jasper, que realizou o curso do programa e faz parte da diretoria do núcleo do projeto. “É um programa maravilhoso! Oportuniza o encontro de inúmeras mulheres cooperadas, e, assim, criamos fortes elos de amizade. Além disso, nos oportunizou o estudo dos princípios e valores do cooperativismo, e de conhecermos a importância de nós, mulheres, na construção da nossa cooperativa. Tenho muito orgulho de estar fazendo parte desse projeto”, relata Adriana.