Em BN, cerca de 24 mil eleitores comparecerão às urnas neste domingo
Neste domingo, 15 de novembro, eleitores de todo o país escolherão seus prefeitos e vereadores para os próximos quatro anos. Diante do atual contexto político nacional e internacional, e em meio à pandemia, será uma daquelas eleições que ficará marcada na história.
Neste cenário, o juiz da 44ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Braço do Norte, São Ludgero, Grão-Pará, Rio Fortuna e Santa Rosa de Lima, Klauss Corrêa de Souza, lembra da importância do voto consciente. “É importante lembrarmos que, no passado, durante muito tempo, a maioria da população brasileira sequer tinha direito ao voto. Isso era restrito somente a um pequeno grupo, pessoas que eram muito ricas ou famílias consideradas importantes. O direito ao voto universal, onde praticamente todos os brasileiros com mais de 16 anos podem votar, foi conquistado por meio de muita luta. Por isso, mais do que uma obrigação, o voto deve ser tratado com um direito fundamental”, defende.
O magistrado acrescenta que a política e o voto são extremamente importantes para se defender a democracia. “Precisamos destacar que, neste dia 15, vamos escolher nossos prefeitos e vereadores, e o voto consciente pode, sim, mudar o rumo de uma cidade. Pois os eleitos serão os próximos gestores e quem vai criar as leis. O apelo que faço, se algum candidato lhe oferecer qualquer coisa, não vote nele. Essa pessoa, se eleita, não terá nenhum compromisso com a população”, complementa o juiz eleitoral.
Em Braço do Norte, cidade sede da Comarca, cerca de 24 mil eleitores deverão comparecer às urnas neste domingo. Serão, ao todo, 72 urnas distribuídas em 23 locais de votação. A Escola da Educação Básica Dom Joaquim é o local que possui o maior número de seções eleitorais, com 10.
As urnas eletrônicas que serão usadas para receberem os votos das 133 seções da 44ª Zona Eleitoral, no decorrer desta semana, foram preparadas pela equipe da Justiça Eleitoral em Braço do Norte. No sábado, dia 14, serão levadas até os seus respectivos locais de votação.
O chefe do Cartório Eleitoral, Pedro de Córdova, informa que nos municípios de Braço do Norte, São Ludgero, Grão-Pará, Rio Fortuna e Santa Rosa de Lima, existem algumas aglutinações de seções, sendo, portanto, utilizadas 109 urnas, mais uma certa quantidade que ficará reservada para contingência, para, em caso de falha, substituir o equipamento. “As urnas estão todas preparadas, lacradas, assinadas pelo juiz eleitoral. Caso aconteça qualquer violação, a urna fica inviabilizada”, informa.
Após o encerramento da votação, a apuração ocorrerá na sede da 44ª Zona Eleitoral, no Centro de Braço do Norte. No local, será feita a leitura das mídias (pen drive ou cartão de memória) que contêm, protegidas por um código eletrônico, os votos de cada urna.
“Depois do fechamento de cada urna no local de votação, na presença de todos os mesários e dos fiscais de partido, é impresso o boletim de urna, retirada a mídia eletrônica, que é colocada em um envelope lacrado e transportado a até o Cartório Eleitoral, onde teremos dois computadores previamente cadastrados e preparados para lerem essas mídias e transmitirem dos dados para o TRE-SC. Salvo algum imprevisto muito grande, a apuração nos municípios da nossa região deverá estar oficialmente encerrada em algumas horas”, conclui Pedro.
Para reduzir riscos e buscar prevenir o contágio por coronavírus no dia da votação, a Justiça Eleitoral adotou e recomenda aos eleitores uma série de medidas e procedimentos. “Caso o eleitor esteja com febre ou outro sintoma de Covid-19, deverá ficar em casa, assim como aqueles que testaram positivo nos últimos 14 dias anteriores à votação. Posteriormente, esse eleitor poderá justificar a sua ausência”, ressalta o juiz eleitoral Klauss Corrêa de Souza.
Nos locais de votação, será obrigatório o uso de máscara. Não será permitido votar sem ela. Recomenda-se também que, para assinar a lista de votação, o eleitor leve sua própria caneta. As seções terão álcool em gel para a higienização das mãos, o que deverá ser feito antes e depois da votação. Também deverá ser observado o devido distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas e recomenda-se não levar acompanhantes, especialmente crianças.
O horário de votação será estendido. As seções abrirão às 7 horas e fecharão às 17 horas. Das 7 às 10 horas, o acesso será priorizado às pessoas com mais de 60 anos.
É permitido
A manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor, por partido político, coligação ou candidato. Pode usar camisetas, bandeiras, broches e até adesivos em veículos particulares.
Está autorizada a manutenção da propaganda eleitoral que tenha sido divulgada na internet antes da eleição.
Na seção, o eleitor pode levar uma ‘colinha’ com a anotação dos números dos candidatos a serem votados.
É proibido
Uso de celular e tirar fotos dentro da cabine de votação.
Divulgação qualquer espécie de propaganda, de partido, coligação ou candidato.
Até o final da votação, qualquer manifestação coletiva, com ou sem o uso de veículos, e aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado ou instrumentos de propaganda.
Qualquer abordagem que caracterize aliciamento, utilização de algum método para persuadir ou convencer o eleitor.
Uso de alto-falantes e amplificadores, realização de carreata ou circulação de veículo executando jingles de campanha.
Propaganda de boca urna, como arregimentação do eleitor, o derrame de santinhos no local de votação ou vias próximas e publicação de novos conteúdos na internet.