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GERAL

Cai qualidade do ensino nas séries finais da rede pública na região

11/09/2018 11h32

Notas refletem melhorias nas séries iniciais entre o 4º e 5º ano, porém, pontuam reduções nas turmas da 8ª e 9ª série do ensino fundamental e médio das escolas municipais e estaduais

A educação é um direito fundamental que ajuda não só no desenvolvimento de um país, mas também de cada indivíduo. Por meio da educação, garantimos nosso desenvolvimento social, econômico e cultural. Toda criança precisa obter educação e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação é uma ferramenta utilizada para avaliar o ensino brasileiro. O levantamento referente a 2017 revelou que os municípios da região do Vale tiveram melhorias no desempenho nas notas dos alunos entre o 4º e o 5º ano. Contudo, alguns municípios apresentaram baixa nas notas das turmas da 8ª e 9ª série e principalmente no ensino médio. Dos 17 municípios da Amurel, apenas quatro tiveram desempenho melhor do que em 2015: Braço do Norte, Imaruí, Jaguaruna e Sangão. Em Braço do Norte, a nota passou de 5.9, em 2015, para 6.0 em 2017. Na avaliação do 5º ano, a meta projetada era de 5.8 pontos, sendo que a pontuação ficou em 6.0. Já no 9º ano, a meta projetada para 2017 era de 4.9, sendo que a avaliação atingiu os 5.0 pontos. “Nosso objetivo é aumentar ainda mais esses índices. Estamos inovando em novos projetos, investindo na capacitação de professores, contratação de segundo professor e professores itinerantes, além do projeto piloto “Escola de Pais”. Acreditamos que a família comprometida com o processo ensino aprendizagem auxilia no desenvolvimento educacional da criança, entre outras ações”, explica a secretária Claudinéia Niehues. Já o município de Grão-Pará apresentou melhorias nas séries iniciais e alcançou a nota de 6.2. “Essa foi a primeira vez que a rede municipal alcançou o Ideb e estamos muito contentes com o resultado”, afirma a Secretária de Educação e Cultura, Sabrina Miguel Ascari. No entanto, já nas séries finais o município baixou de 4,8 para 4,4. A Supervisora de Gestão da Rede, Regiane Loch Becker, da Gerência Regional de Educação (Gered) de Braço do Norte, informa que uma reunião será realizada nesta terça-feira, 11 de setembro, com os diretores das escolas estaduais para avaliar as notas. “Nossa preocupação está com as séries finais e o ensino médio que apresentaram baixa evolução. Vamos analisar o que podemos fazer para contribuir com o aumento dessas notas”, comenta.   Orleans alcança meta A rede de escolas públicas municipais de Orleans recebeu a nota de 6,3 no ensino fundamental pela avaliação do Ideb referente ao ano de 2017. O município teve destaque ao superar a meta proposta para o ano, que era de 6,1. Para o prefeito Jorge Koch, este desempenho reflete o resultado dos investimentos que a administração tem implementado na educação. A implantação do novo Sistema Positivo no município tem como objetivo atualizar a educação de Orleans. “Estamos implantando um sistema que moderniza o ensino, referência em todo o país, utilizado inclusive por escolas particulares. É através da educação que transformaremos nossa cidade”, disse o chefe do poder executivo. Já o secretário da educação Lindekson Resin, afirma que com a implantação do sistema moderno de ensino, a reforma das escolas, implantação de novos computadores de última geração, o município começa alcançar resultados melhores. “Estamos capacitando professores, oferecendo material de qualidade para nossos alunos e garantindo o aprendizado”, completa o secretário. Média das notas na rede pública de ensino (municipal e estadual) Município         4ª e 5ª série              8ª e 9ª série                    3ª série (ensino médio)                             2015      2017             2015      2017                  2015      2017      Armazém             6,1          6,3              5,6            4,6                      *               * Braço do Norte   5,8          5,9              4,5             4,5                     *             2,9 Grão-Pará             5,9          6,2             4,8             4,4                      *            4,4 Gravatal          6,0             6,4              5,8              5,1                      *               * Orleans            5,8             6,2              4,7              5,1                      *            3,7 Rio Fortuna    5,9             6,5              5,1               5,1                      *              4,3 Sta Rosa de Lima *           6,8               *                 4,6                     *               4,1 São Ludgero     6,4             6,4              4,4              4,6                     *              3,6   O Ideb O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado a cada dois anos, foi criado em 2007 para medir a qualidade das escolas e das redes de ensino no Brasil. Ele é calculado com a combinação de dois conceitos educacionais importantes: o fluxo escolar (a taxa de aprovação, reprovação e abandono) e o desempenho de estudantes em avaliações que medem o conhecimento em português e matemática, considerados base para as demais disciplinas do currículo escolar. O índice varia de 0 a 10. As metas projetadas são diferenciadas para cada unidade, rede e escola. Elas são apresentadas bienalmente, desde 2007 até 2021, de modo que os estados, municípios e escolas deverão contribuir em conjunto para que o Brasil atinja a meta 6,0 em 2022 o mesmo patamar educacional da média dos países participantes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).  Para que serve Com os resultados, o governo determina metas para a educação e planeja a distribuição de recursos. Além disso, diretores e professores ficam sabendo como está o trabalho e podem promover mudanças.
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