Projeto de Resolução visa fomentar a formação política
Segundo Vaninho, iniciativa será intitulada de Escola do Legislativo Professora Nair Angelina Sombrio Philippi Uma importante novidade vem sendo discutida na Câmara de Vereadores de Braço do Norte. Trata-se do Projeto de Resolução que visa instituir a Escola do Legislativo Municipal, uma iniciativa que contribuirá para a qualificação técnica dos trabalhos realizados, tendo em vista que servirá como uma espécie de braço pedagógico. Outro grande viés está na formação política não apenas dos agentes públicos e políticos, mas também da sociedade em geral.
Ela tem por objetivo oferecer um suporte conceitual e de natureza técnico-administrativa para as atividades legislativas, tais como treinamentos para a elaboração de leis e realização de atividades administrativas e legislativas. Também tem por objetivo desenvolver ações de educação para a cidadania, visando a aproximação entre a sociedade e a Câmara Municipal, principalmente a comunidade estudantil”, ressalta o presidente da Casa Legislativa, vereador Vânio de Oliveira, o “Vaninho”.
“Por fim, servirá como ponte para organizar eventos sobre temas de repercussão na sociedade, que contribuam para a educação política e o aprimoramento da prática legislativa”, conclui. De autoria da Mesa Diretora, o Projeto de Resolução deverá dar entrada na sessão ordinária da próxima segunda-feira, dia 12. Sendo assim, ainda não é possível prever quando os trabalhos serão de fato iniciados, mas é uma ação inédita na cidade. Em Braço do Norte, a iniciativa será intitulada de Escola do Legislativo Professora Nair Angelina Sombrio Philippi. Tendo em vista que o modelo seguido é o da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), a Câmara de Vereadores de Braço do Norte contará com o suporte e apoio do Legislativo Estadual para a implantação e execução deste projeto. Na Alesc, foi instituída no ano 2000, visando propiciar um espaço de qualificação profissional, reflexão democrática e formação para cidadania, além de proporcionar processos de criação, sistematização e difusão de conhecimentos técnicos especializados na área legislativa. Dessa forma, busca assegurar o fortalecimento da democracia e a consolidação da participação e da igualdade dos direitos, deveres e oportunidades.