Durante troca do comando da Guarnição Especial, Comandante da Região elogiou o trabalho da PM local
O comandante da 8ª Região da Polícia Militar de Santa Catarina, o coronel Jefer Francisco Fernandes, comparou os índices estatísticos de criminalidade das cidades do Vale de Braço do Norte com os das cidades interioranas na Europa, durante a troca de comando da Guarnição Especial da Polícia Militar, realizada na última terça-feira.
“A região está entre os melhores índices estatísticos de criminalidade do Estado. Lá, na capital, Braço do Norte é conhecida como o Vale Europeu e referendado por seus baixos números de roubos, assaltos e violência”, enfatizou o coronel Jefer, que elogiou o bom trabalho desenvolvido nos dois últimos anos pelo major Peterson do Livramento, que deixa o comando local. “Peterson é um sonhador. E muito do que é visto hoje aqui é fruto desta capacidade de, com seu grupo, tornar real estes sonhos”, disse.

Entre os trabalhos criados por Peterson está o Projeto Polícia de Pequena Cidade, que criou um novo olhar para o policiamento nos pequenos municípios. “Me orgulho de ter tido este projeto replicado em todo o Estado pelo Comando Geral a partir dos resultados obtidos aqui na nossa Guarnição”, comemora o major Peterson. Outro projeto criado no seu comando foi o Cidade Mais Segura, que proporciona a contribuição financeira voluntária e espontânea para a Polícia Militar por parte do morador de Braço do Norte através da fatura de energia elétrica. O major Peterson comanda, a partir desta semana, o Colégio Militar de Laguna que terá, em sua primeira turma, 70 alunos divididos em duas classes do sexto ano.
O tenente-coronel Marcos Aurélio Ramm que retorna ao Vale, comandou até 2018, de forma interina, a Guarnição Especial de Braço do Norte. Convidado para atuar no Gabinete da Secretaria de Segurança Pública, foi para Florianópolis, onde, nos últimos dois anos, desenvolveu diversas atividades percorrendo todo o Estado. Ainda no seu comando, Braço do Norte foi considerada a segunda cidade mais segura de Santa Catarina, perdendo apenas para Jaraguá do Sul. “Nossas estatísticas criminais sempre foram abaixo das outras regiões do Estado. Ficamos na segunda colocação devido aos acidentes de trânsito, que na época eram maiores”, lembra o novo comandante. Explica que, com as mudanças de algumas vias e nova sinalização, estes índices melhoraram um pouco, mas ainda estão longe da ideal. “Para isso, vamos continuar trabalhando com o Conselho Municipal de Trânsito e a prefeitura, visando adequar e melhorar cada vez mais o fluxo de veículos e pedestres”, ressalta.
“Pela Secretaria de Segurança Pública estive em quase todas as cidades de Santa Catarina e pude constatar que estamos muito à frente em diversas ações, muitas delas iniciadas quando éramos uma Companhia, o que nos deixa em situação privilegiada com relação a baixa criminalidade”. O comandante destaca, como reflexo da mobilização local, a implantação do vídeo-monitoramento em todas as cidades do Vale, as redes de vizinhos urbana e rural, o trabalho do Proerd, bem como a criação do PPT (Pelotão de Patrulhamento Tático) e o canil. Sob sua responsabilidade, estarão oito municípios e terá um efetivo de aproximadamente 100 policiais militares.