Segunda-feira, 30 de junho de 2025
Braço do Norte
24 °C
15 °C
Fechar [x]
Braço do Norte
24 °C
15 °C
GERAL

Alesc promove audiência pública sobre vacinação contra Covid-19 em crianças até cinco anos

Parlamentares e especialistas discutem a obrigatoriedade da imunização infantil e os direitos das famílias

Florianópolis - SC, 27/06/2025 11h21 | Por: Redação
A audiência é aberta ao público e promete ser palco de um debate intenso entre diferentes visões sobre o tema

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) realizará na próxima segunda-feira (30), das 18h30 às 21h, uma audiência pública para discutir a obrigatoriedade da vacinação contra a Covid-19 em crianças de seis meses a cinco anos de idade.

O encontro acontecerá no Plenarinho da Alesc e contará com a participação de especialistas em saúde, advogados, representantes de entidades e famílias. O objetivo é debater os impactos, riscos e aspectos legais e éticos da vacinação infantil, abordando desde o ponto de vista científico até o jurídico e social.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A audiência foi proposta pelos deputados estaduais Sargento Lima (PL) e Jessé Lopes (PL), que defendem a autonomia das famílias e o respeito às decisões médicas individuais, especialmente em casos respaldados por atestados. Os parlamentares argumentam que, diante do baixo índice de contaminação e mortalidade pela doença nessa faixa etária e de relatos de efeitos adversos, a vacinação compulsória seria inaceitável.

Ambos também são autores de um projeto de lei que tramita na Alesc e que busca proibir a exigência de comprovante de vacinação contra a Covid-19 para acesso a locais públicos ou privados, além de estabelecer regras para contestação da vacinação infantil. O texto menciona que, embora o Supremo Tribunal Federal reconheça a constitucionalidade da vacinação obrigatória, a medida deve seguir critérios de razoabilidade e garantir o contraditório e ampla defesa.

Jessé Lopes ressalta ainda que há, segundo ele, uso político e ideológico da pandemia e reforça a necessidade de transparência científica e respeito ao consentimento nas diretrizes sanitárias voltadas às crianças.

A audiência é aberta ao público e promete ser palco de um debate intenso entre diferentes visões sobre o tema.

Folha do Vale

Rua Manoel Jorge Neves, 470, Bairro Tiradentes, Gravatal, CEP: 88.735-000 - Santa Catarina.

Folha do Vale © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!