Curiosidade
Você sabia que os “vinhos verdes” podem ser brancos, rosés ou tintos? O Vinho Verde tem esse nome não por causa da própria cor, mas devido à região onde é produzido e pelo estilo jovem e fresco da bebida. Ele é originário da Região Demarcada dos Vinhos Verdes, localizada no noroeste de Portugal, onde o clima e o solo dão características únicas aos vinhos.
O termo “verde” faz alusão à juventude do vinho, que geralmente é consumido pouco tempo após a produção, mantendo a frescura, a leveza e a acidez marcante. Esse frescor lembra algo “verde”, em contraposição a vinhos mais maduros ou envelhecidos.
Experiência
Está Chegando
A Vindima da Uva Goethe foi marcada pelo lançamento de sua 17ª edição em 14 de dezembro de 2024, na Praça Central de Urussanga. Um momento especial para os amantes do vinho, especialmente àqueles que apreciam rótulos leves e frutados, ideais para harmonizar com a rica gastronomia italiana.
Já em 9 de janeiro, acontece a colheita simbólica na Pousada Vales dos Figos. Este evento é uma verdadeira experiência cultural, que combina tradição e modernidade, destacando a rica herança italiana, uma celebração que promete encantar os visitantes através da apresentação dos melhores vinhos, frisantes e espumantes com Indicação Geográ¬fica de Procedência Vales da Uva Goethe.
Durante a Vindima, visitantes têm a oportunidade de participar de degustações de vinhos, enquanto desfrutam de pratos típicos da culinária italiana, preparados com ingredientes locais. O evento, além de promover o enoturismo, atraindo amantes da culinária local, também fortalece o senso de comunidade entre produtores e visitantes, celebrando a cultura e os sabores da região.
PROGRAMAÇÃO
De 11 de janeiro a 9 de fevereiro, as vinícolas associadas à ProGoethe - Casa Del Nono, Vigna Mazon, Vinhos Quarezemin, Vinhos Trevisol, Vinícola Bianco e Vinícola De Noni - abrirão suas portas para receber amantes do vinho, oferecendo uma variedade de atrações e programações incríveis. É uma oportunidade única para explorar os sabores dos vinhos Goethe e conhecer de perto as práticas vitivinícolas da região. Não perca a chance de vivenciar este evento que une tradição, sabor e cultura.
Vamos harmonizar?
Salada Caprese
A Salada Caprese é uma clássica receita italiana, conhecida por sua simplicidade e frescor. A origem deste prato maravilhoso nada mais é que a Ilha de Capri. É refrescante e ideal para ser degustada nos dias de calor. Tradicionalmente, ela é feita com fatias de tomate fresco, mussarela de búfala e folhas de manjericão, e é temperada com azeite de oliva extra virgem, sal e pimenta. Os ingredientes são dispostos de maneira alternada, formando um prato visualmente atraente e delicioso.
Para harmonizar com essa receita, a Salada Caprese, com seu equilíbrio perfeito de tomate maduro, mussarela fresca e manjericão, são ideias vinhos brancos leves e frescos, como um Sauvignon Blanc. Com sua acidez nítida e notas herbáceas, eles complementam a frescor do tomate e do manjericão, enquanto respeitam a suavidade da muçarela, deixando esse prato ainda mais delicioso!
Eventos
9 de janeiro – Colheita Simbólica, na Pousada Vale dos Figos, às 9h;
11 janeiro a 9 fevereiro – Vinícolas e restaurantes abrem as portas para apresentar vinhos e gastronomia;
12 e 19 de janeiro – Passeio de Maria Fumaça – Expresso Goethe;
23 de janeiro – Celebração da Missa da Colheita, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Urussanga.
Abrindo a Garrafa
Cláudia Borba