No dia 30 de julho de 2019, por volta de 15h30min, na comunidade de Taipa, Orleans, dois indivíduos, em uma moto, um deles na posse de uma arma de fogo, abordaram os ocupantes do caminhão que realizava entregas de bebidas, anunciando um assalto, subtraindo cerca de R$ 50, evadindo-se do local na sequência. O trabalho de investigação da Polícia Civil de Orleans identificou Bryan Willi Cândido Saturnino, o popular “Satélite”, 21 anos, como sendo o principal autor do assalto.
Em razão do roubo, com uso de armas de fogo e concurso de dois agentes, foi instaurado um inquérito policial para apurar o crime de roubo, sendo realizadas diligências investigativas, logo após a Polícia Civil tomar conhecimento sobre os fatos, através de contato telefônica por parte da Polícia Militar, no final da tarde do dia 30 de julho.
Após a fuga os criminosos esconderam a motocicleta Honda CG 125, placa MBR-6125, um dos capacetes usados no crime e uma camiseta, na comunidade de Taipa, no meio do mato, sendo que através de consulta constatou-se que ela não apresentava registro de roubo, recebendo, ato contínuo, o apoio de um terceiro, que com um carro preto apoio na fuga. Posteriormente, pelas filmagens descobriu-se se tratar de um VW/Voyage, com rodas pretas.
No dia seguinte compareceu na Delegacia de Polícia de Orleans indivíduo com múltiplas passagens policiais, o qual disse que alguém pegou sua motocicleta sem permissão, constatando o fato no dia 30 de julho, no final da tarde.
Foi apresentada “denúncia anônima” dando conta que um dos autores do crime seria um rapaz com o apelido de “Satélite”, morador de São Ludgero, o qual usou a motocicleta para perpetrar o crime. A polícia então identificou o Satélite como sendo o jovem Bryan Saturnino, que com várias passagens policiais, constatando-se, por diligências policiais, estava na posse do veículo VW/Voyage, usado no crime. Após isso, as vítimas reconheceram o jovem como autor dos fatos.
Satélite, atualmente, está preso pelo crime de tráfico de drogas em razão de Operação Policial da DIC de Tubarão As investigações continuam para identificar o piloto da moto.
Desde outubro de 2018 todos os crimes de roubo praticados na cidade de Orleans foram elucidados, diminuindo consideravelmente os crimes de roubo, graças aos esforços da Polícia Civil, Polícia Militar, Ministério Público e Poder Judiciário.