Sexta-feira, 07 de novembro de 2025
Braço do Norte
23 °C
15 °C
Fechar [x]
Braço do Norte
23 °C
15 °C
SEGURANÇA

Litoral Sul terá maior impacto com ciclone extratropical

Região pode registrar vento acima de 80 km/h e mar agitado entre sexta (07) e sábado (08); Defesa Civil reforça alerta

Santa Catarina, 07/11/2025 09h18 | Por: Redação
O risco é classificado como alto a muito alto para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de árvores, alagamentos e enxurradas

Entre esta sexta-feira (07) e sábado (08), a formação de um ciclone extratropical em alto-mar, entre a costa do Sul e Sudeste do Brasil, deve provocar temporais com vendaval, chuva intensa, raios e granizo em Santa Catarina. Embora todo o estado esteja em alerta, o Litoral Sul deve sentir os efeitos de forma mais intensa, especialmente em relação ao vento e à agitação marítima.

As instabilidades se formam ainda pela manhã nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. No entanto, é durante a tarde que as tempestades ganham força, sobretudo no Grande Oeste e nos Planaltos, onde o risco para tempestades severas é maior. Entre o fim da tarde e a noite, os temporais avançam em direção à Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte.

O risco é classificado como alto a muito alto para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de árvores, alagamentos e enxurradas. As rajadas de vento podem superar os 80 km/h, e a chuva pode cair de forma intensa em curtos períodos.

A partir da madrugada de sábado (08), o risco de temporais diminui, porém o vento passa a se intensificar principalmente no Litoral, deixando o mar bastante agitado — condição que exige atenção redobrada no Litoral Sul, região que costuma registrar maior impacto nesses eventos, com possibilidade de ressaca e avanço do mar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Recomendações da Defesa Civil

A Defesa Civil orienta a população a redobrar os cuidados:

Buscar abrigo durante temporais, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.

Evitar transitar ou se abrigar próximo a árvores, placas, muros e postes durante rajadas de vento.

Em caso de alagamentos, jamais atravessar ruas inundadas ou pontes submersas.

Novas atualizações devem ser acompanhadas por meio dos canais oficiais da Defesa Civil.

Folha do Vale

Rua Manoel Neves, 470, Bairro Tiradentes, Gravatal, CEP: 88.735-000 - Santa Catarina.

Folha do Vale © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!