Motorista fura bloqueio e é detido em sua residência pela Polícia Militar após resistir à prisão
Um homem foi preso nesta madrugada de quarta-feira, 20 de janeiro, em sua residência, em Braço do Norte, após dirigir perigosamente seu veículo Ford Focus em via pública sob efeito de álcool e/ou droga. O indivíduo ainda resistiu a prisão, além de desacatar e desobedecer policiais que precisaram realizar disparos para imobilizar o autor.
A perseguição iniciou por volta dos 30 minutos na Rua Irineu Bornhausen, no Bairro Floresta, quando a guarnição do Patrulhamento Tático (PPT), juntamente com outra viatura, realizavam a operação PC Tran, deram ordem de parada ao veículo com placa de Braço do Norte. O condutor do Focus não parou, sendo que foi possível verificar que um dos passageiros era conhecido no meio policial pela prática de crime de tráfico de drogas.
O veículo, então, se evadiu pela Rua Teodoro Nazário Corrêa, saltando lombadas e em alta velocidade, posteriormente pegou a Rodovia SC-370 sentido Trevo, em alta velocidade, fazendo derrapagens, e seguindo em direção a São Ludgero. Posteriormente, adentrou na Rua Ludgero Rodolfo Philippi, no bairro São Januário, sendo que durante o trajeto saltou as lombadas e chegou a andar na contramão, arremessando os veículos que vinham no sentido contrário para fora da pista.
O condutor do Focus adentrou na garagem de sua residência. Os policiais, então, efetuaram a abordagem. Três homens que estavam no local acataram, sendo que o condutor, posteriormente identificado pelas iniciais D. da S., não obedeceu e correu para dentro do banheiro da residência, onde teria dispensado algo no vaso sanitário, pois os policiais escutaram a descarga do bacio.
Na tentativa de abordagem, D. da S., reagiu, vindo para cima dos policiais tentando agredir os mesmos e iniciando o desacato, proferindo vários palavrões e ameaças. Os policiais consideraram mais prudente recuar e aguardar o reforço, haja vista terem outros três homens já abordados. Neste momento o autor foi para a cozinha onde pegou uma garrafa de bebidas e um copo, estando ainda muito alterado e continuava a ameaçar os policiais de morte, falando inclusive que iria dar uns “pipocos” na casa deles.
Com a chegada de apoio foi possível efetuar a prisão do autor, sendo que este resistiu com socos e chutes, bem como sua esposa também tentou defendê-lo. Devido à resistência ativa do autor, foi necessário o uso de disparo de uma arma de choque (Spark). Somente um dardo pegou no corpo não causando efeito. Por isso, foram necessários dois disparos de elastômero (balas de borracha), sendo que um atingiu o antebraço esquerdo e o outro o peito, causando pequenas lesões. Mesmo assim, para concretizar a prisão, ainda foi necessária força física, causando, inclusive, uma pequena escoriação no dedo de um dos policiais.
Durante a prisão do autor, um dos abordados se evadiu. Com um dos envolvidos foi encontrado R$ 702,00 em espécie, bem como um aparelho celular e com o outro, um aparelho celular, sendo o dinheiro e celular devolvidos a seus proprietários e estes liberados no local.
O condutor, por sua vez, apresentava sinais de embriaguez, suas vestes estavam desalinhadas, hálito alcoólico, olhos vermelhos, agressivo, arrogante, falante e irônico. Os policiais ofereceram o teste de bafômetro e este recusou. Questionado o que ele havia dispensado no vaso sanitário, de início relatou ser peteca de cocaína, já na sequência quando questionado novamente, relatou não ter jogado nada, somente deu descarga.
Quer ser avisado quando uma matéria for publicada? Entre no nosso grupo do WhatsApp. https://chat.whatsapp.com/Csw5NcGHVIz4x8jTroWli5
Ou no Telegram https://t.me/joinchat/FIm3FnpEgnuzK2oP
Na busca veicular foi encontrado vestígios de duas petecas de cocaína que já haviam sido consumidas e estavam no chão do veículo do lado do motorista. A esposa do autor relatou para guarnição que o mesmo é usuário de cocaína. No carro estava ainda um copo de bebida alcoólica (samba).
Foram confeccionados notificações de trânsito e o veículo removido enquanto o autor era conduzido até o Hospital Santa Teresinha, onde recebeu atendimento médico e, posteriormente, conduzido à Delegacia de Polícia do Civil de Braço do Norte, pelos crimes de desacato, desobediência, resistência, dirigir sob efeito de álcool e/ou droga - embriaguez ao volante, direção perigosa de veículo em via pública.