Braçonortense estará na Itália em evento promovido pelo Papa Francisco
[caption id="attachment_9379" align="alignright" width="215"]

EM JANEIRO Zeca esteve no Panamá, na Jornada Mundial da Juventude[/caption]
O braçonortense Ezequiel Henrique Selhorst Philippi, 28 anos, foi selecionado entre milhares de inscritos de diversos países para participar de um encontro idealizado pelo Papa Francisco. Ele não representará apenas sua cidade, ou Estado, mas sim o Brasil. Jovens economistas, empresários, e pesquisadores, protagonistas de mudanças de até 35 anos de todas as partes do mundo, vão se reunir em Assis, na Itália, de 26 a 28 de março de 2020, para tratar de uma economia que inclui e não exclui, que faz viver e não mata, intitulada como “Economia de Francisco. Os jovens, um pacto, o futuro”.
“Zeca”, como é popularmente conhecido, é funcionário da Folha do Vale e colunista do Papo Jovem, formado em Administração, Economia, ainda é pós-graduado em Gestão de Negócios, concilia suas atividades com atuação em diversos grupos de trabalho, onde também atua na igreja católica, tendo o pontífice, o Papa Francisco, uma grande influência em sua vida. A confirmação de seu nome como um dos representantes do Brasil foi recebido por e-mail na última sexta-feira e deixou o jovem ainda mais feliz. Em janeiro deste ano, esteve no Panamá, atuando como voluntário no maior encontro de jovens do mundo, a Jornada Mundial da Juventude, momento em que trabalhou efetivamente nas duas missas realizadas pelo Santo Padre.
Já o encontro de março de 2020 tem como objetivo promover uma economia mundial diferente, compreendendo um conjunto de elementos que nasceu após uma convocação lançada por carta em maio deste ano, pelo Papa Francisco. Nela, diz que “será um tempo dedicado ao pensamento econômico dos jovens e que será diferenciado de outros tipos de conferências, onde os participantes poderão se expressar e opinar sobre temas como economia, pobreza e meio ambiente. Porque eles têm coisas a dizer e nós só temos que escutá-los”, escreve. Diversos temas com preocupações globais serão explanados.
“O encontro consiste de laboratórios, eventos artísticos e plenárias com renomados economistas, especialistas em desenvolvimento sustentável, empreendedores, vencedores inclusive de Prêmio Nobel da Paz, que hoje estão comprometidos com uma economia diferente”, detalha Ezequiel. “A intenção é refletir e trabalhar em conjunto com os jovens nestes três dias”, complementa. “O Papa deverá participar durante um dia do evento, provavelmente na conclusão dos trabalhos, no dia 28 de março”, acredita o jovem braçonortense. A proposta é de fazer um pacto com os jovens, para além de diferenças de crença e nacionalidade, mudar a economia atual e dar uma alma para aquela do amanhã, para que seja mais justa, sustentável e com um novo protagonismo de quem hoje é excluído.
Expectativa é de estar entre os selecionados
Entre todos os candidatos, 500 serão escolhidos para participar de um pré-evento programado para se realizar nos dias 24 e 25 de março, uma ocasião de trabalho e aprofundamento que terão prosseguimento nos dias do evento, junto com todos os outros participantes.
Ezequiel ainda vive a expectativa de estar entre estes escolhidos para essa primeira etapa. Para ele, seria uma alegria ainda maior. “O evento é uma oportunidade de viver novas experiências, tendo a possibilidade do contato com uma cultura diferente, com a minha religião, além de muito aprendizado e crescimento”, finaliza.