Após alcançar a meta da Campanha, Secretaria de Saúde disponibiliza doses à população em geral. Aplicações são realizadas na unidade do Centro

O inverno está aí e com ele vêm às doenças e vírus que se proliferam nessa estação. Para aqueles que não conseguiram obter a vacina da gripe durante a campanha nacional, ainda há uma alternativa. Em Gravatal, a secretaria de saúde atingiu a cobertura vacinal de 93,69% com a aplicação de 2.288 doses. As vacinas restantes estão sendo disponibilizadas à população em geral.
“Temos cerca de 600 doses da vacina da gripe liberadas para a população. Já liberamos quando alcançamos a meta como todos os municípios”, afirma a secretária de saúde do município, Francismari Rossi Lessa, que lembra que os interessados podem procurar a sala de vacina que fica no ESF do Centro.
Segundo a vacinadora do município, Verenice Philippi Corrêa, a campanha nacional da Influenza iniciou no dia 23 de abril com encerramento previsto para o dia 25 de maio. Porém, houve prorrogação devido à baixa procura. “O Ministério da Saúde prorrogou para o dia 06 de junho, depois 15, e até 20. Foi quando realmente encerrou a campanha. Nosso município está desde o dia 25 liberando as doses para todos, de acordo com o estoque que temos ainda”, explica Verenice.
De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina é segura e reduz complicações que podem provocar casos graves da doença, internações e óbitos. A dose utilizada na rede pública de saúde protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no Hemisfério Sul ao longo do último ano, incluindo o H1N1 e o H3N2.
Reações adversas
Ainda de acordo com o Ministério, após a aplicação da dose, podem ocorrer, de forma rara, dor, vermelhidão e endurecimento no local da injeção. As manifestações são consideradas benignas e os efeitos costumam passar em 48 horas. A vacina da gripe é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. É importante procurar o médico para mais orientações.