Vídeos estão sendo produzidos pela Câmara com empresárias do Núcleo da Mulher
A Câmara de Vereadores de Braço do Norte dedica o mês de março para realizar homenagens às mulheres e promover ações que as valorizem e defendam. Além de abrir espaço para promover o direito das mulheres, durante as quatro sessões ordinárias do mês, o Legislativo promoverá no Dia Internacional da Mulher, terça-feira, 8 de março, a entrega de uma premiação especial.
Na sessão da próxima segunda-feira, dia 7, o Plena Coletivo Feminista da Região da Amurel, associação sem fins lucrativos que busca a igualdade e promove o feminismo, utilizará a tribuna para falar da importância da data, além de realizar uma homenagem a algumas mulheres do município por seu trabalho e comprometimento com a comunidade. A advogada Laise Vieira, que é a representante do grupo em Braço do Norte, será a responsável pela apresentação.
Já no Dia Internacional da Mulher, a Câmara volta a se reunir. Os vereadores entregam o prêmio Mulher de Destaque Braçonortense à Carmelina da Silva Rossi, a “Dona Nina”, Marli Terezinha da Silva Nazario e Teresinha da Silva Della Giustina. A indicação partiu dos próprios vereadores.
Na sessão de 14 de março, será a vez do Núcleo da Mulher Empresária da Acivale expor um pouco do trabalho que o grupo realiza no município. A presidente da entidade, Paula Raldi Stang, e a nutricionista Tamara Alano Niehues falarão em nome do grupo usando a tribuna livre. Outra forma de promover a data pela Câmara, foi a gravação de quatro vídeos com integrantes do Núcleo em que falam de temas diversos, como conciliar a carreira e a família, se tornar empresária, os cuidados com a saúde e as mulheres no mercado financeira. A cada semana um vídeo circulará pelas redes sociais.
Em 21 de março, será a oportunidade da advogada Pátila Vandresen de Souza, atual presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Subseção de Braço do Norte, falar sobre violência contra a mulher. Para o dia, está sendo impresso um material que será distribuído em forma de folder explicativo à comunidade. “A ideia é mostrar que não existe apenas a violência física contra as mulheres, mas diversas outras que estão presentes no dia a dia, como a psicológica, financeira, sexual e moral”, enfatiza o presidente da Câmara de Vereadores, Allan Lopes Prudêncio.
Na última sessão do mês, em 28 de março, os vereadores irão dedicar para discutir e votar as leis que estejam dirigidas à proteção da mulher. “Estes projetos deverão ser apresentados nas próximas sessões e discutidos nas comissões antes de serem encaminhados à votação”, explica Allan.
Nascida em outubro de 1949, em Gravatal. No ano de 1970 casou-se com Valmiro Nazário e veio morar em Braço do Norte. Como professora, lecionou em Lauro Müller, Gravatal e Braço do Norte, onde se aposentou. Desde 1977 presta trabalho voluntário como catequista. É proprietária da Marlizinha Roupas e Acessórios.
Ex-vereadora em Braço do Norte, Dona Nina, prestes a completar 75 anos, perdeu a conta de quantos partos realizou em sua carreira como auxiliar de enfermagem e parteira em Criciúma, Urussanga, Lauro Müller, Braço do Norte e Grão-Pará, quando trabalhou nos hospitais destas cidades. Casada com Lindomar Rossi, desde 1977, atualmente, além de ser coordenadora Comarcal da Pastoral da Criança, ainda atua como funcionária efetiva da Secretaria Municipal de Saúde de Braço do Norte.
Nascida em Armazém, morou e estudou em Grão-Pará. Casada desde 1963 com Anselmo Della Giustina, reside na União. Aos 80 anos, sente orgulho de lembrar ter sido na sua casa a sede da primeira escola de sua localidade. Também de ter participado como catequista, integrante do grupo de canto, ministério da comunhão e ainda ser a coordenadora do grupo de coroinhas do capitel de São Cristóvão. Além deste espaço religioso, o terreno onde está localizado o Centro Comunitário também foi doado pelo casal à comunidade.