Quinta-feira, 07 de agosto de 2025
Braço do Norte
19 °C
13 °C
Fechar [x]
Braço do Norte
19 °C
13 °C
GERAL

Últimos 30 dias para municípios se inscreverem no maior programa de castração de cães e gatos do país

Edital do programa Pet Levado a Sério, da Secretaria do Meio Ambiente de SC, encerra inscrições em 25 de agosto

Santa Catarina, 02/08/2025 12h00 | Por: Redação
Com R$ 18 milhões em investimentos, o Pet Levado a Sério é o maior programa de castração do Brasil, prevendo cerca de 90 mil castrações em 281 municípios, o que corresponde a 95% do estado, até 2026

Segue aberto até 25 de agosto o período de inscrições para que os municípios catarinenses participem do programa Pet Levado a Sério, uma iniciativa do Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Secretaria do Meio Ambiente e de Economia Verde (SEMAE). O programa é voltado à promoção do bem-estar animal e ao controle populacional de cães e gatos, através da castração. A proposta busca reduzir o abandono, os maus-tratos e os riscos à saúde pública.

Com R$ 18 milhões em investimentos, o Pet Levado a Sério é o maior programa de castração do Brasil, prevendo cerca de 90 mil castrações em 281 municípios, o que corresponde a 95% do estado, até 2026.

De acordo com o secretário Emerson Stein, a iniciativa será fundamental para amenizar a superpopulação de animais e prevenir doenças. “Esse projeto, sem dúvidas, será uma ferramenta essencial para contribuir com a redução da superpopulação de animais, diminuição do abandono e prevenção de doenças”, afirmou.

Além dos repasse financeiros aos municípios para viabilizar as castrações, o programa oferece apoio técnico, capacitação de agentes públicos e ações de educação para guarda responsável. O objetivo é fomentar uma gestão estratégica da saúde animal nos municípios, especialmente os com até 100 mil habitantes, que são o público-alvo da iniciativa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A diretora de Bem-Estar Animal da SEMAE, Fabrícia Rosa Costa, reforça a importância da capacitação. “Mais do que um simples repasse de recursos, queremos também fomentar a gestão estratégica da saúde animal nos municípios, que é de fato, onde tudo acontece, onde as pessoas vivem. Além da causa animal, estamos falando da saúde pública em geral, já que existem muitos riscos de zoonoses e outras consequências da presença descontrolada de animais em vias públicas”, explicou.

Para participar, os municípios devem se inscrever diretamente no site oficial da SEMAE: https://programas.sc.gov.br/petlevadoaserio/. Após a inscrição, será firmado um convênio simplificado entre o município e o Governo do Estado, garantindo que os recursos sejam utilizados com responsabilidade e gerem resultados concretos, como menos abandono, menos maus-tratos e mais saúde para os animais e para a população.

Folha do Vale

Rua Manoel Neves, 470, Bairro Tiradentes, Gravatal, CEP: 88.735-000 - Santa Catarina.

Folha do Vale © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!