Edital do programa Pet Levado a Sério, da Secretaria do Meio Ambiente de SC, encerra inscrições em 25 de agosto
Com R$ 18 milhões em investimentos, o Pet Levado a Sério é o maior programa de castração do Brasil, prevendo cerca de 90 mil castrações em 281 municípios, o que corresponde a 95% do estado, até 2026.
De acordo com o secretário Emerson Stein, a iniciativa será fundamental para amenizar a superpopulação de animais e prevenir doenças. “Esse projeto, sem dúvidas, será uma ferramenta essencial para contribuir com a redução da superpopulação de animais, diminuição do abandono e prevenção de doenças”, afirmou.
Além dos repasse financeiros aos municípios para viabilizar as castrações, o programa oferece apoio técnico, capacitação de agentes públicos e ações de educação para guarda responsável. O objetivo é fomentar uma gestão estratégica da saúde animal nos municípios, especialmente os com até 100 mil habitantes, que são o público-alvo da iniciativa.
A diretora de Bem-Estar Animal da SEMAE, Fabrícia Rosa Costa, reforça a importância da capacitação. “Mais do que um simples repasse de recursos, queremos também fomentar a gestão estratégica da saúde animal nos municípios, que é de fato, onde tudo acontece, onde as pessoas vivem. Além da causa animal, estamos falando da saúde pública em geral, já que existem muitos riscos de zoonoses e outras consequências da presença descontrolada de animais em vias públicas”, explicou.
Para participar, os municípios devem se inscrever diretamente no site oficial da SEMAE: https://programas.sc.gov.br/petlevadoaserio/. Após a inscrição, será firmado um convênio simplificado entre o município e o Governo do Estado, garantindo que os recursos sejam utilizados com responsabilidade e gerem resultados concretos, como menos abandono, menos maus-tratos e mais saúde para os animais e para a população.