Raul Borba Pedroso relata experiência até inaugurar o Dom Astro Tattoo
Tentar a vida em um novo país é uma escolha que demanda coragem. Afinal, é uma jornada repleta de desafios e incertezas. Apesar disso, o tatuador Raul Borba Pedroso, de 30 anos, natural de Braço do Norte, se manteve firme em sua decisão e, hoje, passados quase seis anos, tem a satisfação de saber que fez a escolha certa. “Sempre tive vontade de conhecer os Estados Unidos. Para mim, tudo é experiência. Não tenho medo de arriscar. Errando ou acertando, o importante era tentar, mas, graças a Deus, deu tudo certo”, avalia. Atualmente, ele está bem estabelecido e, inclusive, é visto como referência. Porém, até chegar no atual patamar, muitos foram os desafios superados.
Para Raul, a comunicação e o fato de não contar com uma rede de apoio foram as primeiras dificuldades que vivenciou. “Eu não falava inglês e não conhecia nenhuma pessoa próxima. Então, desde o começo, foi um desafio muito grande em fazer contatos, interagir com diferentes pessoas, atrair novos clientes e, literalmente, começar uma vida nova”, relembra. Ciente disso, ele não mediu esforços em busca dos seus sonhos. “Trabalhei por cinco anos sozinho no Estado de Massachusetts, em Boston, e também viajando para atender em outros Estados, como California, Flórida, New York e entre outros. Estava sempre buscando fidelizar novos clientes para, em um futuro próximo, abrir um espaço maior, onde eu poderia dar oportunidade para mais tatuadores”, detalha sua aventura.
Este ano, finalmente conquistou o que tanto almejava. Em 28 de maio, o espaço Dom Astro Tattoo foi inaugurado. O nome foi dado em homenagem ao avô, considerado uma referência para o tatuador. “O nome do meu falecido avô é Astrogildo, mas todos o conheciam por ‘seu Astro’. A palavra dom, em latim, significa mestre. Por isso, escolhi Dom Astro”, explica. “Hoje, estou com uma loja onde tem seis cadeiras para artistas de tattoo, body piercing e, em breve, remoção de tatuagem a laser”, acrescenta. Como um grande sonhador e realizador que é, os planos dele não param por aí. “A meta é abrir mais estúdios, levando minha marca para outros estados dentro dos Estados Unidos e, quem sabe, em um futuro, abrir uma loja no Brasil”, adianta. Questionado sobre os diferenciais para conquistar tal feito em um país estrangeiro, ele cita algumas características fundamentais: foco, paciência, humildade e honestidade.
“Eu passei por muitas coisas, tanto boas quanto ruins, como qualquer pessoa. Tive muitos desafios, dificuldades, enfrentei muitos obstáculos, mas tudo é questão de aprendizado e experiência. O que eu nunca perdi ou conseguiram me tirar foi o foco. Eu sabia aonde eu queria chegar e eu sei aonde eu ainda vou chegar”, declara. Apesar de ser bem-sucedido profissionalmente, para ele, a família ainda é sua realização mais importante. Ele se mudou para os EUA com a esposa Juhanne e, após um ano lá, nasceu Pedro, o filho do casal. “Eles são minhas maiores conquistas. O resto é material”, pontua. Sobre a possibilidade de voltar ao Brasil, Raul não garante e nem descarta tal possibilidade.
“Eu vim na intenção de ficar cinco anos para ter a experiência de morar fora, de aprender o idioma, de estudar sobre tatuagem, mas as coisas aconteceram muito rápido. Tivemos um filho, fiz muitos clientes e amigos e, com isso, os planos foram mudando. Mas, quem sabe no futuro, voltamos para o Brasil. Tudo tem seu momento para acontecer e meu momento agora é aqui”, conclui.