Programa do governo pretende elevar a participação do setor no PIB catarinense
Transformar Santa Catarina em um grande polo tecnológico e integrar as diversas regiões do estado para fomentar soluções inovadoras com base em demandas locais é a meta central do novo programa SC Mais Inovação. Lançado no dia 21 de outubro, em Florianópolis, pelo governador Jorginho Mello, o programa busca, até 2026, elevar a participação do setor no PIB catarinense de 7,5% para 10% e criar mais 30 mil empregos.
Coordenado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), o SC Mais Inovação prevê a apresentação de novos Centros de Inovação, somando-se aos 15 já operantes no estado. Para 2025, o governo planeja investir R$ 24 milhões, representando um aumento de 20% em relação ao investido em 2024.
“Santa Catarina é um estado de empreendedores, pessoas que desbravam o desconhecido. Eu acredito firmemente no potencial da tecnologia para transformar os serviços públicos e melhorar a vida dos cidadãos. Mais tecnologia significa menos burocracia, mais agilidade e eficácia, exatamente o que priorizamos neste governo. Por isso, logo ao assumir, criei a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação, conferindo o reconhecimento que esse setor merece em nosso estado”, destacou o governador
Para ampliar a cooperação entre o governo, setor privado, universidades e sociedade civil, o SC Mais Inovação disponibilizará 21 agentes de inovação em todas as microrregiões do estado, fortalecendo o vínculo entre as demandas locais e a SCTI. Esses agentes atuam como conectores estratégicos, identificando necessidades regionais e promovendo soluções inovadoras em alinhamento com as políticas estaduais de inovação do estado.
“O SC Mais Inovação se apoia fortemente na promoção do ecossistema de inovação, por meio de ações de atração de investimentos, realização de eventos, programas de capacitação, conferências e hackathons, estimulando a conexão entre os principais atores das quatro hélices”, explicou o secretário da SCTI, Marcelo Fett.
Parcerias
Durante o evento de lançamento, foi firmado um convênio de R$ 4,4 milhões com a Acafe, investimentos relacionados à colaboração entre o setor público e a pesquisa acadêmica. A presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Luciane Ceretta, ressaltou a importância desta parceria estratégica: “A Acafe se orgulha de participar deste projeto inovador para Santa Catarina. Estamos confiantes de que esta iniciativa inaugura uma nova fase para o desenvolvimento científico e tecnológico, ampliando o impacto das nossas universidades e promovendo soluções que se beneficiarão
Além disso, o programa oferecerá suporte técnico e consultoria para startups, auxiliando no desenvolvimento de produtos, na proteção da propriedade intelectual e na inserção no mercado, promovendo um ambiente de inovação sustentável
“O SC Mais Inovação está completamente alinhado à visão da Acate de que Santa Catarina tem o potencial de se tornar um polo global de inovação. O setor de Tecnologia da Informação está presente em todas as regiões do estado, e as inovações aqui já despertaram o interesse internacional, com oportunidades abertas no Canadá, Emirados Árabes e Inglaterra. Essa parceria com o setor público é fundamental para que o setor continue prosperando e impactando positivamente a vida dos catarinenses”, afirmou Diego Ramos, presidente da Associação Catarinense de Tecnologia da Informação.