Estudantes do 4º ano são atualizados com temas de saúde animal e vegetal, agropecuária e meio ambiente
Três escolas da Rede Municipal de Ensino de Gravatal, entre os dias 8 e 10 de março, deram início à implementação do Projeto Sanitarista Júnior. Os alunos, que têm idade entre 9 e 10 anos, realizaram uma avaliação sobre temas como saúde animal e vegetal, agropecuária e meio ambiente.
A ação é uma realização da Prefeitura de Gravatal, através das Secretarias de Educação e de Agricultura, em parceria com a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). Para isso, durante a última semana, o secretário de Agricultura Edson Brognara e a veterinária da Cidasc, Neida Lucas Bortoluzzi, estiveram na Escola de Educação Básica Joaquim Cardoso Duarte, Escola de Educação Básica José Cardoso de Aguiar e Escola de Ensino Fundamental Professora Naide Guedert Teixeira, onde o projeto será desenvolvido.
O público-alvo do projeto no Município de Gravatal são crianças do 4º ano. O foco é na consciência ambiental e a ideia é que os alunos possam aplicar seus conhecimentos no cotidiano e sensibilizar suas famílias, que vivem em sua maioria na zona rural, no reconhecimento de doenças tanto em animais quanto vegetais. Ao fim do ano letivo, a melhor turma e o melhor aluno serão premiados em forma de reconhecimento e incentivo às ações de sustentabilidade desenvolvidas nas escolas.
O projeto irá trabalhar de forma integrada com professores da Rede Municipal, agrônomos e veterinários da Cidasc e parceiros no ensino de assuntos relacionados à agropecuária e conservação ambiental.
Os alunos irão aprender sobre a prevenção de doenças como tuberculose e raiva animal, produção de vegetais livres de agrotóxicos, e de orgânicos com foco na saúde das frutas e plantas com o objetivo de evitar doenças que possam ter impacto na produção ou mesmo na saúde humana.
Neida Bortoluzzi explica que, durante o projeto, será explanado sobre a sanidade das plantas e animais, que acabam afetando a saúde do homem. “Uma criança conseguir sensibilizar sua família do que é uma zoonose, que são doenças que podem passar dos humanos para os animais ou dos animais para os humanos, favorece a saúde de todos. Estamos trabalhando com a saúde única hoje em dia”, lembra a veterinária da Cidasc.