Prefeitura de Braço do Norte anuncia asfaltamento de um quilômetro a partir da sede da comunidade
O motorista de caminhão Leandro Stüepp, de 25 anos, com frequência utiliza o acesso à comunidade de Rio Santo Antônio, em Braço do Norte. Ele trabalha em um dos frigoríficos instalados na localidade, levando suínos abatidos até São Paulo. A cada viagem, com sua carreta com capacidade para transportar até 22 toneladas, precisa ficar atento aos desafios que a sinuosa estrada de chão oferece. Por esta razão, o caminhoneiro ficou satisfeito ao tomar conhecimento de que a Prefeitura anunciou a pavimentação asfáltica do primeiro quilômetro da via e aguarda com expectativa a aprovação do projeto de asfaltamento do restante da estrada, até a rodovia SC-370.
“Moro aqui no Rio Santo Antônio. A cada viagem, o risco é grande. A estrada é muito movimentada. São dezenas de caminhões que passam por aqui todos os dias. Há trechos muito estreitos, em que nós não conseguimos desviar. Quando dois caminhões se encontram nesses lugares, alguém é obrigado a voltar”, conta. “É pior ainda quando chove. Não há como passar. Em janeiro, choveu por dias sem parar. Tive que ficar duas semanas com o caminhão parado no posto de combustível à beira da SC-370, esperando a estrada ficar boa para transitar”, lamenta.
A pavimentação de um quilômetro da estrada, partindo da sede da comunidade em direção à rodovia estadual, foi comunicada pelo prefeito Beto Kuerten Marcelino (PSD) em 11 de fevereiro. Será realizada com recursos de emenda parlamentar do deputado estadual Júlio Garcia (PSD), no valor de R$ 500 mil, mais contrapartida da Prefeitura.
Segundo o secretário municipal de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Econômico, Vanio de Oliveira, o “Vaninho”, esta etapa de obra faz parte de um projeto macro já elaborado que prevê o asfaltamento de toda a via. O plano estima a pavimentação de aproximadamente 5,7 quilômetros, até a SC-370, e o custo total está calculado em R$ 11,8 milhões. “Essa distância e esse valor, entretanto, é estimado para toda a obra de pavimentação. Como o município já anunciou a pavimentação de um quilômetro e está realizando um trabalho de alargamento de toda a extensão da via, a tendência é de redução desse custo final”, destaca.
Vaninho informa ainda que, no momento, a Prefeitura se debruça na adequação do projeto macro para contemplar a pavimentação do primeiro quilômetro de asfalto. “Nos próximos dias, este projeto de execução deverá estar concluído e acredito que até o final da primeira quinzena de março tenhamos publicado o edital de licitação para este trecho inicial”, estima o secretário.
Para esta etapa, a Prefeitura de Braço do Norte, irá executar parte da obra. A Secretaria Municipal de Infraestrutura, além do alargamento, irá preparar a pista para a pavimentação. Com seus próprios recursos, executará a terraplanagem e a implantação da base. “Vamos preparar este trecho de um quilômetro, deixá-lo pronto. Caberá à empresa contratada construir uma ponte de concreto, aplicar o asfalto e, antes da preparação da base, instalar o sistema de drenagem”, detalha a o secretário de Infraestrutura, Marcos Pereira de Souza.
Ainda de acordo com Marcos, a Secretaria continuará a executar o alargamento de toda a via. “Há até um trecho em que estamos traçando um novo trajeto para a estrada, pois se trata de um ponto que tem muita pedra, difícil de abrir. Esse novo trajeto, entretanto, não faz parte desta etapa inicial de pavimentação. Tudo isto está sendo feito por etapas, de acordo com a disponibilidade de recursos e máquinas”, informa.
Quanto à pavimentação de toda a extensão da via, ainda não há previsão de quando sairá do papel. Porém, a expectativa do prefeito Beto é que isto não demore a ocorrer, uma vez que, no dia 18 de fevereiro, esteve em Florianópolis e apresentou ao secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli, o projeto completo e solicitou recursos para a obra. “Estamos muito otimistas e aguardamos uma resposta positiva do Estado. Trata-se do nosso primeiro passo para iniciar as pavimentações no interior”, estima o prefeito, afirmando ser este o primeiro projeto de pavimentação de estrada rural que pretende implantar no município durante a sua gestão.
Abrigando um número estimado de 100 residências, Rio Santo Antônio é considerada a segunda maior comunidade rural de Braço do Norte. Além de produção agrícola, como granjas de suínos, criações de gado de leite, galinhas de postura e piscicultura, sua economia se destaca também pela atividade de frigoríficos especializados em carne suína.
“Nossa economia é muito forte. Os frigoríficos que aqui estão, por exemplo, abatem cerca de 3 mil suínos toda semana. São mais de 300 trabalhadores que as empresas do Rio Santo Antônio empregam e que fazem uso da estrada diariamente”, revela Nivaldo Heidemann, proprietário do Frigorífico Webber, ao defender o asfalto.
Para o empresário, a falta de pavimentação tem sido um entrave para o crescimento da comunidade. “O Rio Santo Antônio tem crescido bastante. A cada ano, novos moradores chegam, inclusive de outras regiões do Brasil, para trabalharem nas nossas empresas. Mas a situação da nossa estrada é precária, e isso atrapalha muito o nosso desenvolvimento. Com o asfalto, teríamos muito mais condições de crescer, aumentando a geração de emprego e renda e a arrecadação de tributos para o município”, defende.
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