GERAL
Rio Fortuna: Agricultor é homenageado com festa
24/07/2018 09h40
Rio Fortuna homenageia o homem do campo nesta quarta-feira, 25 de julho, com a realização da tradicional Festa do Colono
Para comemorar o Dia do Colono, o município de Rio Fortuna, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e o Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Sintraf) promovem a tradicional Festa do Colono. O evento acontece nesta quarta-feira, 25 de julho, no Centro Comunitário São Marcos, no Centro, com entrada gratuita.
Para marcar a data, será celebrada uma missa, na Igreja Matriz, às 19 horas. Logo após será realizada a cerimônia de abertura no Centro Comunitário. Durante a festa haverá sorteio de brindes, serviço de bar e cozinha, e baile com Gilberto e Adriano.
O prefeito em exercício, Neri Vandresen (PR), lembra que o município sempre possuiu fortes características agrícolas e o evento é uma forma de valorizar e relembrar a luta do agricultor. “A Festa do Colono é tradicional em Rio Fortuna e, desde 2005, é realizada no interior da cidade, como uma forma de aproximação com os homenageados. Por sua luta, não podemos deixar de lembrar a importância do homem do campo. Será um dia para confraternizar e sair da rotina”, destaca Neri.
O presidente do Sintraf, Lourivaldo Bloemer, menciona que a cada ano uma comunidade é sorteada para a organização do evento. “Neste ano temos a contribuição dos moradores do Rio Café, que se dedicam há meses nos preparativos. Já a próxima localidade será definida durante a festa, através de sorteio”, ressalta Lourivaldo.
Dia do Colono
O Dia do Colono é celebrado no dia 25 de julho. Nesta data comemora-se aqueles que foram essenciais para o desenvolvimento do Brasil, os colonos que vinham de outros países para se instalarem no país e trabalhar principalmente no desenvolvimento da agricultura. A data de 25 de julho foi instituída como Dia do Colono em 1968, com a criação da Lei Federal 5.496 em 05 de setembro daquele ano, porém a data já era conhecida fazia um bom tempo, pois desde 1924, quando estava ocorrendo às comemorações do centenário da vinda dos alemães para o Rio Grande do Sul, a data foi reconhecida e usada para celebrar os colonos, principalmente os alemães. A história dessa data está quando da chegada dos primeiros alemães, que em 18 de julho de 1824, vieram para se instalar no Brasil, desceram em Porto Alegre, sendo recebidos muito bem pelos governantes da época. Logo após, em 25 de julho, realizaram o que seria o primeiro culto evangélico do Estado, tornando a data como um marco para região, ampliando a cultura religiosa, antes regida apenas pelo Catolicismo e religiões indígenas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE