Entidade tem objetivo de proteger os direitos das mulheres, principalmente contra a violência e a discriminação
Pioneira na região, a Câmara de Vereadores de Rio Fortuna, através de uma proposição da vereadora Angélica Bloemer Heidemann Kuhnen, a “Boneca”, criou a Procuradoria Especial da Mulher no âmbito Legislativo local. A resolução, aprovada em dezembro de 2021, será formalmente constituída em um encontro em 6 de março, domingo, a partir das 19h, na Associação Florestal, em um evento que comemorará o Dia Internacional da Mulher.
A Procuradoria Especial da Mulher tem o objetivo de proteger os direitos das mulheres, principalmente contra a violência e a discriminação. A procuradora, bem como as adjuntas, deverão ser vereadoras eleitas para a Legislatura. Além de Angélica, a atual presidente da Câmara, Nivalda Feldhaus, fará parte da Procuradoria, como adjunta.
Compete à Procuradoria Especial da Mulher zelar pela participação mais efetiva das vereadoras nos órgãos e atividades da Câmara de Vereadores do município de Rio Fortuna e ainda de receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes denúncias de violência e discriminação contra a mulher, bem como fiscalizar e acompanhar a execução de programas dos governos: federal, estadual e municipal, que visem à promoção da igualdade de gênero, assim como a implementação de campanhas educativas e antidiscriminatórias de âmbito municipal, além de outras atividades.