Prefeito convoca equipe para definir ações de prevenção
O prefeito de Braço do Norte, Beto Marcelino, convocou seus secretários para uma reunião emergencial em seu gabinete às 13h30min desta terça-feira, 3 de maio, para avaliar os estragos causados pelas chuvas que caem desde domingo em toda a região. No encontro também devem ser definido se as aulas serão suspensas a partir de amanhã.
Há previsão para que chova hoje o volume de água previsto para todo o mês maio, o que coloca o município em alerta. No acumulado de chuva desta manhã, relativo às ultimas 24 horas, choveram 106 milímetros em Braço do Norte, segundo dados da Defesa Civil do Estado.
O secretário Municipal de Infraestrutura, Marcos Pereira de Souza, esteve durante toda a manhã circulando pelo interior. Segundo ele, haviam alguns pontos em que o barranco cedeu em estradas secundarias no Pinheiral, mas com o auxílio de máquinas, os acessos foram prontamente restabelecidos.
Os pontos com maior alagamento em Braço do Norte, no momento, estão nos bairros Santa Luzia e Nossa Senhora da Graça onde, com auxílio do Corpo de Bombeiros, os alunos do Centro de Educação Infantil tiveram que ser transferidos para o CEI Isaura Uliano, no Rio Bonito. A guarnição do ABTR-48 fez a retirada de quatro crianças e de duas professoras. Do Centro de Educação Infantil Nossa Senhora das Graças, pois a água já estava chegando no local devido ao alagamento. Já no Santa Luzia, no limite com São Ludgero, na localidade de Nova Estrela, o rio já invadiu boa parte da entrada.
Quanto as aulas, no período da tarde ainda estão mantidas na rede municipal, explica a secretária Nívea Rocha. “Apenas o transporte para os alunos foi suspenso no interior. Em alguns locais não há como chegar e, de um modo geral, temos que garantir a segurança do aluno”, frisa. Durante a reunião desta tarde, será avaliada a possibilidade de suspensão das aulas na quarta-feira.
O próprio prefeito, através das redes sociais, alerta que a qualquer sinal de cheia ou deslizamento a Defesa Civil do município deve ser acionada pelo número 999 06 2673 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. O tempo deve melhorar apenas a partir de quinta-feira.