Vereador do PP reassume a presidência da Câmara e anuncia mudanças no trâmite de projetos em regime de urgência
Regi pretende instituir uma reunião extra e periódica com todos os vereadores, em caráter mais informal O vereador Reginaldo Demétrio, conhecido como Regi Mecânico (PP), voltou a assumir a presidência da Câmara de Vereadores de Braço do Norte. A mudança ocorre após a renúncia da então presidente Pamelys de Barros (PL), formalizada em dezembro de 2025, depois de um ano à frente do Legislativo.
Reginaldo Demétrio, que está em seu segundo mandato como vereador, já havia presidido a Câmara anteriormente, no período de julho a dezembro de 2023, durante a legislatura passada, período que chegou a ocupar o cargo de prefeito interino. Ao retornar à presidência, afirma que pretende manter o mesmo perfil de condução adotado na primeira experiência.
“Me considero democrático e aberto a receber a todos com a mesma atenção”, afirmou o novo presidente. Segundo ele, as decisões não são concentradas na presidência. “O presidente não manda sozinho. Existe uma mesa diretora que decide o melhor para o Legislativo e para o município”, completou.
Entre as primeiras mudanças anunciadas, Regi pretende instituir uma reunião extra e periódica com todos os vereadores, em caráter mais informal, para ampliar o debate sobre os projetos que tramitam na Casa.
A principal proposta é reduzir a utilização de projetos em regime de urgência. “Minha ideia é discutir com os vereadores, principalmente da base do governo, a possibilidade de não apresentar mais projetos em regime de urgência, somente aqueles casos que realmente forem necessários”, explicou.
Para o presidente, esse formato permitirá que as matérias sejam discutidas com mais tempo, evitando que o debate fique restrito ao momento da sessão plenária. “A intenção é que os vereadores possam conversar com mais calma sobre os projetos e não deixar apenas para o embate na tribuna”, pontuou.
Reginaldo Demétrio também informou que irá solicitar ao Poder Executivo que, sempre que um projeto tramitar em regime de urgência, um representante da secretaria responsável esteja presente na sessão.
“Nesses casos é importante que alguém esclareça e tire todas as dúvidas, já que são onze cabeças que pensam diferente e podem ter interrogações sobre o que está sendo solicitado pela Prefeitura”, destacou.
Sobre a relação institucional com o Executivo, o novo presidente avalia o clima como positivo e afirma que pretende manter uma convivência harmônica no segundo ano de legislatura. Regi confirmou que já conversou com o prefeito Lauro Boeing sobre a necessidade de mais prazo para análise das matérias.
“Ele entendeu o nosso pedido de dar mais tempo para análise e respeitar o rito das comissões. Essa é a minha maior preocupação”, reforçou.
Durante a conversa com o prefeito, outro tema tratado foi a política habitacional. Reginaldo voltou a defender a aquisição de um terreno pelo município para a construção de moradias populares.
“Sou a favor da construção de apartamentos e que eles possam ser financiados por um valor que caiba no bolso de quem ganha pouco. Não precisa ser de graça, mas tem que ser em um valor que todos possam pagar”, concluiu.