Rua Duílio Della Giustina é a via piloto do formato em que o município executa a base e contrata apenas a capa asfáltica
Rua Duílio Della Giustina, no bairro São Cristóvão, marcando a primeira obra do novo modelo adotado pelo município A Prefeitura de Braço do Norte, por meio da Secretaria de Infraestrutura, iniciou nesta segunda-feira, 2 de fevereiro, a pavimentação da Rua Duílio Della Giustina, no bairro São Cristóvão (antigo Capitel). A via é considerada a primeira obra executada no novo modelo adotado pelo município, no qual a própria Prefeitura realiza a preparação da base e o nivelamento do solo, contratando apenas a aplicação da camada asfáltica.
A capa asfáltica está sendo executada pelo CIM-Amurel (Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Associação dos Municípios da Região de Laguna), utilizando a usina de asfalto da entidade. O trecho pavimentado possui cerca de 260 metros de extensão por nove metros de largura.
Segundo o secretário de Infraestrutura, Afonso Boeing, a adoção do novo formato já demonstra impacto direto na redução de custos. Ele explica que, se a obra fosse totalmente licitada e terceirizada, o investimento não ficaria abaixo de R$ 900 mil. “Os números finais ainda estão sendo fechados, mas o prefeito Lauro Boeing deve anunciar nos próximos dias o valor oficial. Certamente será menos da metade do que seria gasto em uma obra convencional”, afirma.
Afonso destaca ainda que a pavimentação da Rua Duílio Della Giustina serve como experiência prática para as próximas intervenções. Ele também ressalta a parceria com a Casan e com a Cerbranorte, garantindo que as redes e demais serviços de infraestrutura sejam adequadamente ajustados antes da aplicação do asfalto.
Ainda no primeiro trimestre de 2026, a Secretaria de Infraestrutura prevê o início da retirada das lajotas da Rua Sete de Setembro e Severiano Sombrio, no Centro, para posterior pavimentação asfáltica, assim como a execução do mesmo serviço na Rua Vilibaldo Guesser, no bairro União. Também está programado para os próximos meses o início da concretagem em cimento da Rua Ladi Fornaza, igualmente no bairro União.
No interior do município, outras frentes já estão sendo preparadas para receber pavimentação asfáltica dentro do mesmo modelo. No Rio Santo Antônio, a Prefeitura trabalha para viabilizar a aplicação de asfalto nos últimos cinco quilômetros da via. No Rio Cachoeirinhas, após obras de alargamento e implantação de drenagem, está prevista a pavimentação de mais um quilômetro e meio. Situação semelhante ocorre na Estrada Geral do Rio Amélia e na localidade da Baixadinha, com trechos de aproximadamente mil metros cada. Estes três últimos investimentos contarão com recursos provenientes de emendas do deputado Volnei Weber.
Novos equipamentos ampliam a capacidade de execução
O secretário Afonso Boeing avalia que a Secretaria de Infraestrutura vive um novo momento. Segundo ele, a pasta, historicamente considerada uma das mais problemáticas do município, passou a ser um dos destaques da atual gestão.
“Quando fui convidado para assumir a secretaria, deixei claro ao prefeito que o resultado do trabalho dependeria da equipe e da renovação do parque de máquinas”, explica. Antes de assumir em Braço do Norte, Afonso atuou por 11 anos como secretário de Transportes e Obras em São Ludgero, município pioneiro no modelo de pavimentação que agora passa a ser adotado.
No primeiro ano de trabalho, a secretaria recebeu duas patrolas, duas pás carregadeiras, duas retroescavadeiras, três camionetes e uma escavadeira hidráulica. Para os próximos dias, está prevista a aquisição de um trator esteira, avaliado em cerca de R$ 1 milhão, com recursos de emenda do deputado Julio Garcia.
Afonso também destaca que o quadro de pessoal ainda é limitado. Atualmente, a secretaria conta com 34 servidores, entre efetivos e comissionados. De acordo com o secretário, seriam necessários pelo menos mais 15 profissionais, especialmente motoristas. Um dos entraves recentes foi a exigência de escolaridade mínima de Ensino Médio, que impediu a participação de alguns candidatos na última chamada pública.
Para suprir a demanda e possibilitar a operação dos novos equipamentos, a Secretaria de Infraestrutura irá lançar um processo seletivo para cinco operadores de máquinas e cinco motoristas. Entre os novos equipamentos previstos para chegar ao município estão, ainda, duas mini carregadeiras.
A pasta também reforça que a população pode encaminhar solicitações e demandas diretamente pelo telefone (48) 99135-7970.