Prefeito de Braço do Norte, Beto Kuerten Marcelino retorna de “férias” e assume novo desafio: presidir a Amurel
A volta ao trabalho, depois das férias, está sendo movimentada para o prefeito de Braço do Norte,
Beto Kuerten Marcelino. Desde a semana passada, cumpre concorrida agenda de eventos, além da assinatura de novos convênios e os trabalhos rotineiros que o cargo lhe exige.
Mas, tem mais. Desde segunda-feira, 18, Beto assumiu um novo compromisso. Foi eleito presidente da Associação dos Municípios da Região de Laguna
(Amurel). O desafio é encarado com responsabilidade e com gratidão. “Primeiro de tudo tenho que agradecer aos prefeitos que tiveram essa sensibilidade, pela escolha unânime e em consenso, do meu nome. Tínhamos 15 prefeitos para serem eleitos. Também agradeço aos prefeitos do PSD, que também em consenso decidiram pelo meu nome para presidir esta importante entidade. Fico feliz pela confiança depositada”, declara.
Beto participou do Café da Folha desta semana e, numa conversa com a jornalista Suellen Souza, fez uma avaliação dos trabalhos da sua administração, além de anunciar novidades para Braço do Norte.
Esta semana recebesse mais um desafio. Além de ser prefeito, agora tens a responsabilidade de presidir a Amurel. O cargo dá visibilidade e responsabilidade maiores. Como você encara?
Beto - Sobre a questão da visibilidade, é claro que é uma oportunidade na carreira política de qualquer homem ou mulher pública. Eu pretendo exercer da melhor forma. Sempre que assumo uma responsabilidade, me dedico. Aconteceu na ADR e na prefeitura. Não vai ser diferente na Amurel. Começo a honrar meus compromissos, a agenda e fazer um trabalho um pouco diferenciado. Pretendo, utilizar a Amurel, principalmente nesse momento de sensibilidade da extinção das ADRs, para que seja um órgão de ainda mais representatividade dos municípios perante o Governo do Estado, Governo Federal. É um grande desafio. Mas, estou pronto.
Como é tirar férias e continuar trabalhando? Você não parou no período que era para descanso...
Beto - É verdade! No ano passado eu ainda peguei uma semana de férias e fiquei realmente com a minha família. Nessa eu fiquei todos os dias aqui em Braço do Norte, exceto os finais de semana que fiquei com a família. Durante a semana, fiz o que não consegui fazer nesses dois anos. Consegui me inteirar sobre as unidades educacionais, na área da saúde e da própria agricultura. Fiz visitas em frigoríficos, com empresários e realmente conhecendo a realidade do interior com um pouco mais de tranquilidade. Trabalhei com total confiança no Ronaldo. Tanto que ele foi a Brasília. Fez a parte dele como prefeito, levou nossos pleitos, despachou no gabinete, atendeu a população e fez muito bem. Foi realmente umas férias de trabalho e tomei a decisão porque eu gosto do que eu faço. Quando a gente faz por amor, até as férias passam despercebidas.
Podemos dizer que esse início de ano é sempre de preocupação para todos os prefeitos. Chuvas, alagamentos. E neste ano: foi sorte ou foi juízo? Já que Braço do Norte não sofreu grandes danos.
Beto - Na verdade, nós temos que agradecer a Deus. Infelizmente o município de Grão-Pará está sendo complicado. Inclusive estamos sendo parceiros dos nossos vizinhos. Rio Fortuna da mesma forma. Ficamos tristes ao ver, neste período chuvoso, as notícias não somente dos estragos em Santa Catarina, mas no Brasil. Tenho consciência que Braço do Norte também passa por seu período de dificuldades. Temos limitação nos nossos maquinários e não estamos conseguindo dar resposta de manutenção para as ruas não pavimentadas.
Porém, uma perspectiva real e concreta para 2019 é recuperarmos isso e dar uma resposta mais rápida. Eu quero, inclusive, deixar isso registrado, que o meu foco de trabalho este ano será na Secretaria de Infraestrutura, com a recuperação das estradas não pavimentadas. Dou a certeza de novos maquinários e equipamentos. Não posso negar que sofremos, sim, mas não na proporção que os nossos vizinhos estão sofrendo.
Estamos em um momento que é diferente para as prefeituras, que é a transição no Governo Estadual e Federal. Como está sendo?
Beto - Eu ainda não tive contato com o governador. Essa é uma das nossas pautas, inclusive no mês de fevereiro ainda há a expectativa de, através da Amurel e a presidência da Fecam, que hoje é coordenada pelo prefeito Joares, acontecer este encontro. Será uma reunião para tratarmos, inicialmente, sobre aquilo que os municípios já possuem de compromisso com o Estado e do Estado com os municípios, que são os convênios. A nossa preocupação é a prorrogação de convênios para a continuidade das obras. Fora isso, os pequenos detalhes, como as roçadas e a manutenção das rodovias. Sabemos que é início de governo, mas já estamos quase em março.
Nós temos nesta sexta-feira, 22, o Carnaval. Obras e saúde são importantes, mas oferecer opção de lazer também. É nesse sentido que se prepara festa?
Beto - É nesse sentido! Muitas pessoas questionam: “Por que investir no Carnaval e não investir na saúde?” Na saúde nós assinamos, esta semana, o maior convênio da história em repasse para o plantão do hospital. As nossas unidades de saúde não fecham ao meio-dia e acabamos com as filas na madrugada. Veículos novos foram comprados, novas unidades estão sendo construídas e tivemos ainda reformas e ampliações. Isso sem falar na ampliação na equipe e o Programa “A fila anda”, que foi um sucesso, desengavetando procedimentos médicos desde 2015.
Na Educação, fizemos reformas, ampliação de creches, reajuste do salário dos professores, cadeirinhas nos ônibus e teremos um novo ônibus. Lançamos também as aulas de Empreendedorismo.
Na agricultura adquirimos um novo veículo. No Social, foram novos veículos, programa Conviver da Casa Lar, que dobramos o repasse e nova máquina de fraldas.
Fizemos a reforma administrativa. No Turismo, teremos o novo portal. No Esporte, temos os investimentos na Praça da Família, no Estádio Lauro Koch e temos o início da obra de um novo ginásio.
Na Infraestrutura temos a ponte da União, a assinatura do maior pacote de pavimentação da história.Temos ainda coleta seletiva do lixo, que é exemplo e neste mês 40 toneladas não serão enterradas. Digo isso tudo para dizer que com a cultura não está sendo esquecida. Realizamos duas edições da Festa Nacional do Porco Pizza, que é a nossa Cultura, e nós temos que valorizar isso.
Resgatar o Carnaval, como já foi realizado no ano passado, é para valorizar a cultura?
Beto – Exatamente. O Carnaval sempre foi tradição. Em 2018 eu acredito que fizemos o maior Carnaval de rua da nossa história. Por isso, faço esse convite às famílias, inclusive as que não residem em Braço do Norte, que venham fazer parte do nosso Carnaval.
A festa terá Rei Momo, Rainha e nossa Escola de Samba na avenida. Ainda teremos o trio elétrico, com a banda Juízo Final, que é sucesso e que realmente é reconhecida por onde passa e por todo o estado e também fora. E é claro que só terá realmente a alegria e o resultado esperado se a população acompanhar.
Quero deixar claro que o dinheiro da cultura é para a cultura, da saúde é para a saúde, da educação é para educação... A gente faz isso justamente para trazer a alegria e a oportunidade de lazer para todos.