Tucanos querem vaga na majoritária em vão buscar novo ninho político
[caption id="attachment_10779" align="alignright" width="262"]

SORAYA (centro) anuncia que o PSDB não faz mais parte da Administração em Braço do Norte[/caption]
A cúpula do PSDB oficializou, na noite de terça-feira, ao Executivo de Braço do Norte a sua decisão de desembarcar da Administração Municipal. Durante encontro entre o PSDB e o PSD, os tucanos justificaram a sua decisão com base no desejo de lançarem candidatura à majoritária.
O presidente do PSD, Charles Bianchini, confirmou o desembarque do partido que formava a tríplice aliança junto com o PP. “A vereadora Soraya Michels, presidente do PSDB, nos disse que o seu partido queria ter a oportunidade de um espaço na majoritária [prefeito ou vice]. Como já anunciamos a manutenção da dobradinha PSD e PP para a próxima eleição, os tucanos decidiram que vão procurar novos rumos”, justificou. O desembarque dos ocupantes de cargos de confiança deve começar a acontecer nos próximos dias. “Soraya afirmou que todos colocarão os cargos a disposição”, completou o presidente do PSD.
O PSDB já mostrava seu descontentamento com a Administração há alguns anos. Compromissos assumidos com o partido não teriam sido honrados pela aliança. O primeiro deles foram os três anos de presidência do Legislativo. No acordo pré-eleitoral de 2016, a vereadora Soraya Michels teria o apoio dos partidos, se eleita, três vezes como presidente. Acabou ficando um ano. Também teria sido prometido ao PSDB três secretarias. Acabou com duas: Família e Educação. E outros cargos importantes, que também não foram cumpridos.
“Estamos conversando com a vereadora Soraya Michels. Assim como conversamos com o vereador Ricardo Medeiros”, revela o presidente do MDB, o vereador Israel de Souza, que é pré-candidato a prefeito. Ricardo deve assinar nos próximos dias sua filiação no PL. Juntamente com o MDB e o PSDB, devem formar uma frente para disputar a eleição contra Beto Marcelino. A vereadora Soraya Michels marcou para a próxima terça-feira uma entrevista com a Folha do Vale, quando pretende se posicionar oficialmente sobre o desembarque.
Começa outra batalha para o PSDB: participar da majoritária. “Já anunciei que não sou mais candidato a vereador. Sou a favor da renovação. Que novas lideranças sejam aproveitadas”, explica Israel, dizendo que, porém, mantém vivo o desejo de ser candidato a prefeito. “O MDB, nos últimos 40 anos, sempre lançou candidato a prefeito. Nós somos o partido mais forte da cidade. Não está nos nossos planos abrir mão da cabeça de chapa”, revela Israel. Além dele, o partido tem como pré-candidatos o ex-prefeito Ademir Matos e o advogado Lauro Boeing Júnior.
No PL, a situação é parecida. O partido, que se fortalece no município, deve eleger, em breve, sua nova Executiva. O nome mais cotado para assumir a presidência é do ex-vereador Emerson Fernandes, o “Mano”. “Posso assegurar que estou praticamente certo no PL. Estamos montando um projeto e, se viável, vamos aceitar ainda a presidência”, afirma. Mano é um dos pré-candidatos a prefeito pelo PL, juntamente com Ricardo Medeiros, atual presidente da Câmara, que também anunciou que não será mais candidato a vereador.