Quatro das sete cidades abrangidas ficam na Amurel
Santa Catarina terá uma Rota Turística das Águas Termais. O projeto de lei, de autoria do deputado estadual Pepê Collaço (Progressistas), foi aprovado na Assembleia Legislativa no início de julho e aguarda sanção do governador Jorginho Mello (PL).
A princípio, a rota abrangerá sete municípios, quatro deles na Amurel: Gravatal, Santa Rosa de Lima, Tubarão e Pedras Grandes. Também participarão três município da região da Grande Florianópolis: Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas e São Bonifácio, com possibilidade de mais cidades se juntarem ao grupo.
Entre os objetivos da criação da Rota, está o de fomentar o desenvolvimento de programas e projetos e voltados aos segmentos de turismo cultural, rural, histórico, holístico e científico. Para isso, será necessário a articulação de ações conjuntas entre o governo do Estado e prefeituras. “Podemos fomentar a geração de negócios e riqueza nesses municípios por meio do turismo sustentável. Lembrando que as águas termais têm poder curativo, indicadas para tratamentos de doenças como reumatismos, úlceras e cálculos renais”, destaca o Pepê Colaço que apresentou o projeto em julho do ano passado, quando interinamente assumiu uma cadeira no parlamento.
Para o secretário Municipal de Turismo de Gravatal, Thiago Deodato Pereira, a integração a Rota possibilitará maior visibilidade e atração de novos públicos, facilitando também a execução de projetos e programas voltados ao turismo. “Gravatal está na vanguarda em feiras de turismo pelo Brasil e no exterior, expondo seus empreendimentos e enaltecendo seu bem mais valioso que é a água termal mineral. A Rota Turística pode criar um ambiente ainda mais agradável e seguro para o turista que procura águas termais”, avalia. A Rota movimentará economicamente, promovendo novos produtos turísticos, assim gerando mais empregos. “Estamos confiantes, acreditando que a Rota Turística das Águas Termais viabilizará mais desenvolvimento e estímulo ao segmento”, diz Thiago.
Incluída no percurso turístico das águas termais, Pedras Grandes projeta a pavimentação de uma estrada municipal que vai ligar a rodovia da Imigração Italiana à localidade de Ribeirão da Areia, onde empresários locais pretendem reativar o antigo balneário Hotel São Pedro, que no passado recebeu como hospede o cantor Roberto Carlos. Com aproximadamente dez quilômetros, a estrada pavimentada será uma nova rota para ligar Pedras Grandes a Rodovia Genésio Mazon.