Contação de história e intervenção literária é voltada a alunos da pré-escola, primeiro e segundo anos
O projeto “Pare, olhe, ouça e sinta: o bullying na escola”, realizado pelo Ministério da Cultura, esteve na semana que passou em Grão-Pará as escolas Professor Gregório Wessler, Doutor Miguel De Patta e CEI Célia Kulkamp, a conhecida Tio Patinhas. Idealizado pela escritora e professora gaúcha Márcia Funke Dieter, especialista em Literatura Infantil e Juvenil, o projeto se constitui na conversa, contação de história e intervenção literária para alunos da pré-escola, primeiro e segundo anos sobre a temática do bullying. O roteiro é inspirado no livro Uni, de autoria de Márcia com ilustrações de Silvana Santos.
A obra tem como protagonistas Sophia, uma menina com cabelo arco-íris, e Uni, um cavalo que possui um chifre na cabeça. Por meio da amizade, cumplicidade respeito e muito amor, a dupla mostra aos leitores o quanto suas singularidades os tornam especiais. Por trás deste contexto lúdico, a obra destaca o respeito às diferenças e o quão nocivo pode ser o bullying.
Em nove minutos, Márcia resume as cenas e diálogos contidos nas 20 páginas de sua obra literária, utilizando palavras que misturam a fantasia e a realidade, entrelaçadas para tratar sobre o bullying. Toda a narrativa do vídeo é acompanhada por um intérprete de Libras que traduz a história em sinais, permitindo acessibilidade a pessoas portadoras de deficiência auditiva.
Cada instituição visitada recebe uma quantidade de exemplares do livro Uni gratuitamente. Elas também são contempladas com livros em braille para facilitar a leitura de pessoas portadoras de deficiência visual. O material fará parte do acervo das escolas para utilização por professores em sala de aula, ampliando o projeto para um número ainda maior de alunos.