Segunda-feira, 18 de agosto de 2025
Braço do Norte
22 °C
14 °C
Fechar [x]
Braço do Norte
22 °C
14 °C
GERAL

Projeto implanta coleta seletiva em escola de Rio Fortuna

Cerbanorte e a Prefeitura dividiram os custos de doação e instalação de lixeiras e construção do espaço com containers para reciclagem

26/02/2022 09h25 | Atualizada em 01/03/2022 09h47

A maioria dos moradores sabe da importância de se manter duas lixeiras na cozinha: uma para resíduos orgânicos e outra para recicláveis. Mas, apesar da teoria fresca na memória, na prática nem todo o mundo faz isso. Segundo dados de 2021, a reciclagem no Brasil atinge apenas 2,1% de tudo que é coletado. Pensando em transformar essa realidade em Rio Fortuna, a Cerbranorte é parceira em um projeto com a Secretaria Municipal de Educação. O “Eu Coopero com o Mundo” levará essa consciência aos estudantes.

Cerbranorte e Prefeitura dividiram custos de doação e instalação

A Escola Municipal Professor José Boeing tomou a frente da iniciativa. Ela já faz parte do Cooperjovem desde 2010, e trabalhará esse novo projeto com todas as turmas, de pré-escolar ao 5º ano. A Cerbanorte e a Prefeitura dividiram os custos de doação e instalação de lixeiras e construção do espaço com containers para reciclagem. O papel da escola é o de acionar a campanha intensiva, com foco na sustentabilidade, já que o município ainda não possui coleta seletiva.

O Cooperjovem é um programa alinhado com as competências da Base Nacional Comum Curricular e tem por objetivo, por meio da aprendizagem baseada em projetos e com protagonismo da comunidade escolar, promover a educação cooperativista, financeira e ambiental.

A diretora da unidade escolar e coordenadora do projeto, Daiane Benedett Buss, lembra que a ação ultrapassará as paredes da escola. “Vai abranger todo o município, com dias diferenciados de coleta e orientação sobre separação de resíduos sólidos que possam ser reaproveitados, buscando provocar conscientização e mudança de atitudes”, enfatiza, já que os alunos trarão de casa o material.

As ações do Projeto Cooperjovem estão presentes no dia a dia da escola e já trouxeram muitos benefícios, tanto para o ambiente escolar quanto para a comunidade. Essa parceria visa auxiliar também na educação das crianças para a conscientização em relação à produção e à destinação de resíduos sólidos, para que ao mesmo tempo, elas se tornem multiplicadoras desse conhecimento em suas famílias e comunidades.

As ações educativas envolverão todas as turmas, com atividades didáticas em sala de aula, visitação a um local de separação de resíduos e campanha de arrecadação de materiais para reciclagem, que serão depositados nos três reservatórios grandes de containers que estão na frente da escola, incentivando a prática de separação em casa.

Ao final do ano, as crianças serão apresentadas à quantidade de resíduos arrecadados por eles que tiveram um destino adequado. Como as ações envolverão a cooperação de todos para o bem comum, o projeto fechará com entrega de certificados e uma premiação. “Acreditamos que, com a cooperação entre a escola e a comunidade, conseguiremos desenvolver a conscientização sobre esse tema tão relevante e incentivar mudanças de atitude que favorecerão nosso futuro”, concluiu a diretora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Folha do Vale

Rua Manoel Neves, 470, Bairro Tiradentes, Gravatal, CEP: 88.735-000 - Santa Catarina.

Folha do Vale © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!