Natural de Tubarão e há dois anos e meio atuando na Guarnição Especial da Polícia Militar de Braço do Norte, o soldado Renan Cipriani, 29 anos, acaba de participar do 1° Tosarp (Treinamento de Operador de Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas). Ele é o primeiro militar da região habilitado a pilotar drones com até 25 quilos.

O curso teve duração de 35 horas. O treinamento de aulas práticas e teóricas se destina a especializar policiais nas atividades pertinentes ao emprego de Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAS), como a preparação do voo, técnicas de decolagem, aterrisagem e manobras de voo. Ensina ainda a doutrina de emprego de aeronaves, conhecimentos aeronáuticos, segurança operacional e outras relacionadas à atividade aérea e especialmente as de aviação de segurança pública.
(A matéria continua depois do anúncio)
[the_ad id="5962"]
“A ideia é que, a partir de agora, eu seja um multiplicador deste conhecimento em nossa guarnição”, explica o soldado. A partir do momento que o quartel de Braço do Norte adquirir um aparelho, Cipriani estará apto a ensinar os demais colegas. “O importante é que cada dia tenha em serviço um policial que saiba operar o drone”, justifica. “Assim, quando houver alguém escondido em mata ou mesmo uma abordagem policial, haverá sempre alguém habilitado a conduzir o aparelho”.

A formatura do curso de Treinamento de Operador de Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas aconteceu na tarde desta sexta-feira, 2, aconteceu, no Centro de Ensino da Polícia Militar, em Florianópolis. Foram 34 formandos. Após a conclusão do curso, os alunos foram cadastrados como pilotos de RPAS/drone junto aos órgãos competentes.