Gerente do Sicred de BN explica como funcionará novo serviço de transferências
A partir de 16 de novembro, usuários que possuem conta em instituição financeira ou de pagamento já poderão utilizar o Pix, a nova plataforma eletrônica de pagamentos criada pelo Banco Central que possibilitará transferências instantâneas, a qualquer hora e dia, sem custos para pessoas físicas. O serviço já estará disponível para aqueles que já fizeram o pré-cadastro pelos aplicativos de celular, porém qualquer interessado poderá se cadastrar posteriormente.
A cooperativa de crédito Sicred é uma das instituições financeiras que já vem oferecendo o pré-cadastro. Segundo o gerente da agência de Braço do Norte, Fernando Cantelli, em toda a rede Sicredi, cerca de 250 mil associados já demonstraram interesse em contar com o Pix assim que for disponibilizado pelo BC. “Em Braço do Norte e região, também há um grande número de interessados. A maior procura tem sido por informações sobre o serviço, como vai funcionar, se haverá cobrança de taxa e com relação à segurança. Eu acredito que, assim o Pix estiver funcionando, vai haver uma adesão ainda maior. Pois, à medida em que algum associado precisar fazer uma transferência bancária, poderá ser orientado a utilizar essa nova forma de pagamento e, assim, poder aproveitar seus benefícios”, diz.
Segundo Cantelli, as principais vantagens do Pix são a rapidez, a segurança e a facilidade do processo. “Normalmente, para fazer uma transferência, é necessário dos bancários de quem vai receber: código de banco, número da agência, número da conta e do CPF ou do CNPJ. Com o Pix bastará uma única informação, que é a chave. Essa chave pode ser o CPF, o endereço de e-mail ou até mesmo o número do telefone. Isso vai facilitar muito a realização de negócios, na maneira de fazer um pagamento. Se você for comprar um carro, por exemplo, acertou o valor com o vendedor, é só fazer a transferência pelo Pix e pronto. Não precisa esperar outro dia, ir até a instituição financeira, nada. Poder ser feito inclusive no fim de semana ou feriado. Sem contar que também é mais seguro, pois não precisa expor seus dados de conta”, argumenta.
Para o diretor executivo da Sicredi Região da Produção RS/SC/MG, Marcos Dorigon, a solução marca uma evolução importante do Sistema Financeiro Nacional. “A alternativa traz mais segurança e praticidade aos consumidores e está totalmente alinhada à nossa estratégia de buscar cada vez mais experiências digitais econômicas para os mais de 4,5 milhões de associados do Sicredi no País”, destaca.
Quem tiver interesse em se cadastrar uma chave, basta acessar o aplicativo da instituição financeira à qual possui conta e acessar o ícone do Pix e preencher os dados. A instituição analisará o pedido. A Sicred disponibiliza mais informações no site: www.sicredi.com.br/pix.
É uma plataforma de pagamentos instantâneos. Assim como o TED e DOC, com o Pix será possível fazer transações para enviar ou receber dinheiro, mas com o diferencial de que o valor cai na conta de destino em alguns segundos, seja qual for o horário ou o dia da semana.
Quais os benefícios?
Mais liberdade, segurança e rapidez para escolher como prefere pagar.
Como o Pix funciona?
Pelo aplicativo da sua instituição financeira será possível fazer os pagamentos, transferências e receber valores. O passo a passo vai ser bem parecido com o que já funciona, porém, existem três formas de enviar ou receber o dinheiro: dados bancários, QR Code ou chave Pix.
O que é a chave Pix?
A chave Pix, um dos grandes diferenciais desse meio de pagamento, são dados que identificam a sua conta transacional e representam o endereço da sua conta no Pix. Existem quatro tipos de chave Pix: pode ser seu CPF ou CNPJ, e-mail, número de celular ou chave aleatória, que é um conjunto de números, letras e símbolos gerados pelo sistema. Ou seja, ela é o que permite enviar ou receber um valor apenas com uma dessas informações, sem a necessidade de informar o número do banco, agência, conta, nome completo e CPF. A chave cadastrada vai representar todos os dados da sua conta.
Vai ser seguro usar o Pix?
Todas as operações serão criptografadas, rastreadas e monitoradas 24 horas por dia, todos os dias da semana, seguindo os mais rigorosos protocolos e com um sistema que se comunica diretamente com o Banco Central para evitar fraudes.
Por que o Pix é tão inovador?
Esse é um passo importante na evolução do Sistema Nacional Financeiro (SNF), pois moderniza os mecanismos do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). Além de ser seguro, eficiente e ágil nas operações, essa ferramenta vai ao encontro de uma série de iniciativas das instituições financeiras para uma jornada de transformação digital e para uma sociedade mais sustentável, com menos circulação de moeda em espécie, menos riscos ligados ao dinheiro físico e menos impacto ambiental.
O Pix é gratuito?
Para pessoas físicas, sim. Para pessoas jurídicas, é preciso conferir as taxas e condições com a sua instituição financeira.
O Pix permite transferir valores entre contas de diferentes instituições?
Sim. Será possível transferir e receber valores de ou para qualquer conta que seja vinculada ao Pix.