Nova diretoria se reúne para organizar o planejamento de 2024
A Associação Empresarial de Rio Fortuna (Acirf) reúne sua diretoria na próxima terça-feira, 30 de janeiro, para organizar seu planejamento anual. A posse da nova presidente, a empresária Diene Hellmann Pereira Exterkoetter, aconteceu em 16 de janeiro.
Após assumir o cargo, Diene concedeu uma entrevista para a Folha do Vale, quando disse que pretende focar no crescimento da entidade, trazendo mais integrantes do comércio local para dentro da Acirf. Atualmente, a associação conta com cerca de 40 associados. “Eu acredito que iremos ter uma prospecção grande da associação e, realmente o que falta na nossa associação são mais comércios para que possamos entregar mais para Rio Fortuna”, aponta. “Precisamos estar mais próximos do associado, entender suas dores e ver aonde a associação pode colaborar para o crescimento da sua empresa. Então, teremos um trabalho de continuação do que estávamos fazendo depois da Expofortuna: entregar soluções práticas e resolutivas para os empresários”, adianta a nova presidente.
Qual a sua formação, idade e função na antiga diretoria?
Diene – Sou proprietária da ProInfo Solutions, onde sou gestora de financeira, de marketing e relacionamento. Tenho 35 anos e sou formada em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Durante quatro anos, na antiga diretoria, respondi como segunda tesoureira, auxiliando mais na organização da associação e tomadas de decisão junto ao presidente da épica, Henrique Vandresen, algo que eu gostava de executar.
Quais as metas estabelecidas pela sua diretora para essa nova gestão?
Diene – Tivemos, em 16 de janeiro, o nosso primeiro encontro da nova diretoria, logo depois da posse. Fizemos a primeira reunião para conhecimento de todos que compõem a entidade, para conhecermos mais a função de cada um, sobre o associativismo, cooperação, trabalho voluntário e o que a Facisc (Federação das Associações Empresais de Santa Catarina) tem para nos oferecer. Marcado para 30 de janeiro nosso próximo encontro, onde iremos executar o planejamento de 2024. Durante a posse, já surgiram várias ideias, pleitos, tanto os municipais quanto os regionais, que acreditamos termos força para alcançar nesse novo mandato.
Todos falam em qualificação da mão de obra. Rio Fortuna tem um grande diferencial, o Cedup (Centro de Educação Profissional). Há algum projeto em vista entre as entidades?
Diene - Em relação ao Cedup, é uma ideia! Talvez uma parceria. Mas, a princípio, não conversamos com eles, afinal, acabamos de assumir e estamos na fase de organização. Nessa questão da mão de obra, toda região está em falta, não só Rio Fortuna. Os empresários realmente falam sobre isso, sobre a falta de mão de obra e sobre a qualificação dela. Então, daria pra gente conversar realmente com o Cedup e edificar algo.
Em termos regionais. Pretende realizar parcerias com outras associações?
Diene - Já temos um pleito referente a duplicação da SC-370 de Braço do Norte a Tubarão que junto com as demais associações e Facisc, estamos avançando. No que tange as demais associações, as tenho como modelos de sucesso. Inclusive os eventos que a gente fez no final do ano, após a Expofortuna, já foram baseados no sucesso em relação as palestras que elas vinham executando, principalmente da Acivale e ACIT, que são mais próximas daqui. Então, eu quis trazer pra cá, por que eu fui participar desses treinamentos em outras associações. Primeiro, eu validei, pra depois trazer para os nossos associados. Quero me espelhar cada vez mais em associações que estão realmente pensando no seu associado e trazer isso para Rio Fortuna. Precisamos estar mais próximos do associado, entender suas dores e ver aonde a associação pode ajudar. Então, o trabalho é pra continuar, aquilo que a gente veio fazendo depois da Expofortuna, no final da antiga gestão. Eu acredito que iremos ter uma prospecção grande da associação e, realmente o que falta na nossa associação são mais comércios para que possamos entregar mais para Rio Fortuna. Então precisamos fomentar Rio Fortuna, crescer o comércio, indústrias e vendas para que outros associados cheguem e façam a nossa associação crescer. As perspectivas e a empolgação da nossa turma estão grandes.
O turismo tem se destacado em diversas cidades da região. Rio Fortuna desperta para esse potencial. Alguma ação em vista pelo Acirf especificamente para esse setor?
Diene – Nos últimos anos tivemos um crescimento em pousadas e no turismo da nossa região por parte dos empresários e, na antiga diretoria, conversamos sobre isso, até com empresários de Santa Rosa de Lima que nos procuraram solicitando um rodízio no comércio, principalmente no ramo alimentício de Rio Fortuna, afim de atender estes clientes que visitam a região. Nós ainda não conseguimos um avanço significativo nesta questão. Então, vou retomar nessa nova diretoria e ver os avanços que a gente consegue ter.