Delegado Ulisses Gabriel aborda o tema “Violência contra a mulher. Mais do que covardia, um crime”. Palestra será dia 07, na Unisul de Braço do Norte

O aumento da violência, no Brasil, está causando uma grande preocupação. Esta temática tornou-se umas das principais realidades a serem discutidas e tem inspirado diversas formas de politicas públicas. O assunto será tema na Unisul de Braço do Norte na próxima terça-feira, 07 de agosto. O presidente licenciado da Associação dos Delegados de Polícia Civil de Santa Catarina (Adepol), delegado Ulisses Gabriel, aborda o tema “Violência contra a mulher. Mais do que covardia, um crime”.
Durante a palestra, que inicia às 19h30min, o delegado vai falar sobre as “alternativas à Lei Maria da Penha frente ao aumento da violência”. Conforme o delegado, ao longo da década de 90, por exemplo, cresceu significativamente o acesso aos equipamentos e aos serviços privados de proteção. “O recurso a esse modelo se deve, entre outras razões, a constatação do fracasso ou da insuficiência dos meios empregados pelo Estado no enfrentamento do controle da criminalidade. O Brasil tem 3% da população mundial e 13% dos assassinatos”, observa o presidente da Adepol que lembra ainda que a violência contra mulher, entre 2001 a 2011, teve um aumento muito grande.
“Com relação aos assassinatos, de homens cresceu 8,1%, já de mulheres foi 17,2%. Aqui ocorrem 2,4 vezes mais homicídios de mulheres que a média mundial. A violência doméstica, em todas suas formas, também cresceu e, nesse caso, na maioria dos casos o agressor é o parceiro”, relata Ulisses que explica que diante dessa realidade, a Associação dos Delegados começou uma campanha Estadual, intitulada “Nós entendemos sua dor”, estimulando as mulheres a denunciarem. “Além disso, nesse ano, com a campanha da fraternidade voltada ao combate à violência, o tema está ainda mais forte”, observa.