Um vídeo viralizou esta semana nas redes sociais. Um jovem, chamado Fernando, solicita a ajuda para que um andarilho, com o nome de Luciano, que está na Praia dos Ingleses em Florianópolis, retorne para sua cidade natal, Braço do Norte.
No vídeo, Fernando mostra-se simpático ao morador de rua, que passa por dificuldades e, segundo o jovem, vive há cinco meses naquele abrigo de ônibus. O que Fernando não sabe é Luciano tem uma irmã que reside naquele bairro e que Luciano, que é natural de Braço do Norte, sofre de alcoolemia e nega-se a buscar tratamento.
A Folha do Vale, após publicar o apelo, identificou os familiares do andarilho. Luciano tem 39 anos e, apesar de ter tido alguns relacionamentos, nunca se casou. Segundo o pai, Luiz Gonzaga Maffei, 61 anos, toda a família já buscou ajudar Luciano. “Faz uns quatro anos que ele não aparece em Braço do Norte. Ele já foi internado umas cinco vezes. Sempre volta a beber e desaparece”, explica o pai. “Claro que eu fico preocupado, mas não dá para fazer nada à força. Ele tem que querer e, mesmo assim, preciso ter o apoio da Secretaria da Saúde, para neste momento, verificar se está tudo certo com ele e, só depois disso, levá-lo para um Centro de Reabilitação”, acrescenta. Luiz Gonzaga diz que, apesar do afastamento, constantemente tem contato por telefone com o filho. “Ele deve estar passando dificuldades com este problema todo de coronavírus e, por isso, quer voltar para casa. Se alguém puder ajudar neste sentido, fico agradecido”, explica o pai, que mora no bairro Floresta e só não vai a Florianópolis buscar o filho, pois diz estar no grupo de risco e prefere esperar a pandemia passar. Ele também não soube dizer porque Luciano não procura a ajuda da irmã que mora lá.