Braço do Norte é top 3 de SC em Saúde e Bem-estar
Florianópolis viveu uma grande noite nesta segunda-feira, 13 de novembro, ao revelar o potencial de vários municípios, com a entrega do Prêmio Cidades Excelentes 2023. O evento, na terceira edição, se consolida como uma das maiores referências na valorização dos gestores municipais. A escolha é feita sob a sustentação de seis pilares: Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; Desenvolvimento Sócio Econômico e Ordem Pública; e Governança, Eficiência Fiscal e Transparência. São ao todo, 67 indicações, para se chegar à soma da pontuação.
A iniciativa é resultado de uma parceria do Grupo Bandeirantes de Comunicação com o Instituto Aquila, visando reconhecer e incentivar as boas práticas da gestão pública, e é direcionada aos mais de 5 mil municípios brasileiros. Em Santa Catarina, todos os 295 municípios foram avaliados.
O Município de Orleans foi o primeiro lugar em Santa Catarina na categoria Infraestrutura e Mobilidade Urbana com população até 30 mil habitantes. São Ludgero, que tem o melhor desempenho geral entre os municípios da região, ficou entre as três melhores do Estado na mesma categoria. Com a premiação estadual, Orleans está competindo em nível federal com outras cidades premiadas nos demais estados brasileiros. A premiação nacional acontecerá no mês de dezembro.
Braço do Norte é top 3 de SC em Saúde e Bem-estar
A saúde de Braço do Norte foi reconhecida na mesma noite como uma das três mais bem avaliadas de Santa Catarina, entre os municípios de 30 mil até 100 mil habitantes na categoria Saúde e Bem-estar. A melhor foi Timbó, a outra, ao lado de Braço do Norte, é Mafra.
Para o prefeito, Beto Kuerten Marcelino, que participou do ato juntamente com o secretário de Saúde, Sergio Arent, e da secretária adjunta, Deisy Mattei, o prêmio deve ser dividido com todos aqueles que trabalham diariamente pelo bem-estar da população. “Uma honra poder estar aqui esta noite. Estar no serviço público é ter paixão pelo que faz, é cuidar das pessoas e se dedicar para melhorar verdadeiramente a vida das pessoas”, encerrou.
Em uma plataforma estruturada com base em inteligência artificial, foram avaliados indicadores como a cobertura da Atenção Primária, expectativa de vida ao nascer, número de leitos hospitalares por mil habitantes, número de profissionais da saúde por mil habitantes, proporção de internações sensíveis à atenção básica, taxa de mortalidade infantil, casos de covid-19, mortes por covid-19 e aplicação do mínimo constitucional em saúde.
Ranking
Na avaliação geral, São Ludgero aparece como o 50º melhor município do Brasil no ranking apresentado em 2023 pelo instituto. Braço do Norte é o 558º é Orleans é 584º entre os 5568 municípios avaliados.
Braço do Norte estreou em 2020 como número 680 do ranking. No ano seguinte, em 2021 ficou com o primeiro lugar no Brasil, municípios entre 30 e 100 mil habitantes, em Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública subindo para 316º no ranking. Em 2022 ficou em 528º lugar e, este ano, voltou a cair.