Com investimento de R$ 14 milhões, estrutura ampliará a capacidade de tratamento e reforçará a segurança hídrica do município já a partir de dezembro.
nicialmente, serão adicionados cerca de 25 litros por segundo, com aumento progressivo até atingir 80 litros por segundo A Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) colocou em pré-operação a nova Estação de Tratamento de Água (ETA) de Braço do Norte. Nesta fase inicial, serão realizados testes para verificar o desempenho e o funcionamento de todos os sistemas antes da interligação definitiva ao Sistema de Abastecimento. A ação foi acompanhada pelo diretor de Operação e Expansão, Pedro Joel Horstmann, além de engenheiros e técnicos da Companhia.
Com investimento de R$ 14 milhões, a nova unidade terá capacidade para tratar até 75 litros de água por segundo, elevando para 125 litros por segundo o total disponível no município quando somada à estrutura já existente. A previsão é de que a ETA entre em operação plena em dezembro, antecipando a estimativa inicial, que era para o primeiro semestre de 2026.
Os investimentos contemplam ainda a instalação de uma nova adutora de água bruta, com diâmetro de 400 mm, projetada para atender o crescimento do município pelos próximos 20 anos.
“Essa obra vai melhorar a segurança hídrica de Braço do Norte, especialmente nos períodos de maior consumo, como o verão, garantindo mais regularidade e qualidade no abastecimento para a população”, destaca a chefe da Agência de Braço do Norte, Andreia Vieira.
Após a conclusão da fase de testes, a água da nova ETA começará a ser direcionada gradualmente à rede de abastecimento. Inicialmente, serão adicionados cerca de 25 litros por segundo, com aumento progressivo até atingir 80 litros por segundo.
Segundo o engenheiro responsável pela obra, André Campos, a Companhia também modernizou a operação da ETA existente. “Além do aumento na capacidade, a Casan automatizou a operação da estação. Por meio de painéis de controle, é possível ajustar equipamentos e monitorar com precisão todas as etapas do processo e a qualidade da água fornecida”, explica.
O diretor de Operação e Expansão, Pedro Joel Horstmann, reforça que Braço do Norte passa a contar com uma estrutura moderna e sustentável. “Além de mais segurança no abastecimento, a nova Estação de Tratamento funcionará com sistema de tratamento de efluentes e todo o volume utilizado na lavagem dos filtros será reaproveitado”, afirma.