Ex-secretária comemora a manutenção do pagamento do piso salarial dos professores e a descompactação da tabela
Secretária de Educação nos últimos três anos, Nívea Willemann Rocha, vereadora mais votada no pleito de 2020 em Braço do Norte, voltou a ocupar suas funções no Legislativo na última segunda-feira, 3 de junho. Assim, torna-se apta a disputar a reeleição ou mesmo um cargo na majoritária, caso o partido necessite. Antes de deixar as funções que exercia no Executivo, fez questão de agradecer sua equipe e apresentou um resumo de suas atividades na pasta.
Para a ex-secretária, um dos pontos de destaque de sua gestão foi a manutenção do pagamento do piso salarial dos professores como também a descompactação da tabela, mais a regência e regularização da hora atividade. “Em termos de unidades físicas, destaco a abertura do CEI Pequeno Príncipe e ampliação de diversas unidades, como o CEI Adriana Viana, CEI Antônio Volpato e CEI Rosa Motta”. Lembra ainda da reforma geral da Escola Professor Antônio Rohden, como também o empenho de R$ 1,5 milhão para a construção do CEI São José. “Que será uma estrutura referência para a educação do Município”, garante.
Em termos de estrutura, a mudança dos módulos de escolha de aula do Município, que autoriza o professor efetivo alterar carga horária temporariamente e ao ACT (Admissão em Caráter Temporário) escolher até 40h nas chamadas, segundo ela, promovendo maior qualidade para profissionais e unidades, também foram conquistas encabeçadas por Nívea.
“A Escola de Pais para as famílias que têm matrícula na Educação Infantil, expansão do atendimento de psicopedagoga, psicóloga e fonoaudiologia para os alunos da Rede Municipal, foram novidades que surtiram grandes efeitos”, assegura. “O recebimento do VAAR (Valor Aluno Ano Regular) por cumprir integralmente o Plano Municipal de Educação e o cadastro do Município no Programa Escola Integral capitando quase R$ 1 milhão de recursos a mais para a Educação no período de 2022 a 2024, também deve ser lembrado”. O VAAR, é um componente do VAAT (Valor Anual Total por Aluno) que considera o custo médio anual por aluno em uma escola regular. Esse valor é calculado a partir da divisão dos recursos financeiros disponíveis pela quantidade de alunos matriculados na escola.
A secretária comemora ainda a aquisição de duas Spin de oito lugares, duas Vans e um micro ônibus escolar visando melhorar principalmente a qualidade do transporte para os alunos especiais e alunos atletas. “A entrega dos kits escolares, renovação e doação de uniformes: quatro peças para todos os alunos da Rede Municipal. A renovação dos parques de todas as unidades. Implantação dos Vigias Escolares em todas as unidades de ensino não podem ser esquecidas”, enumera seus trabalhos e agradece a confiança do prefeito Beto Marcelino e do vice Ronaldo Fornaza durante esse período.
Nívea é formada em História e Artes Visuais, com Especialização em Gestão Escolar e Gestão pública. Atua na área da Educação desde 2004. Já ocupou cargo de estagiária, professora, secretária adjunta e titular em duas oportunidades. Professora efetiva do Estado desde 2013 tendo também experiência em escola privada.