Após cinco meses de investigação intensa, a Polícia Civil e Militar de Gravatal deflagrou uma das maiores investigações policial da cidade
Na tarde desta terça-feira, 13 de junho, a Polícia Civil e Militar de Gravatal, com apoio de vários policiais da região, deflagraram operação “Narcos”, uma das maiores operação de combate ao tráfico de drogas do Município. Nos meses de fevereiro e março de 2023 dois traficantes já haviam sido presos relacionados a essas investigações, sendo que dentro dos respectivos procedimentos foram reunidas provas contundentes, após cinco meses de investigações, para materializar o inquérito que serviu de base para as representações criminais.
Um grupo organizado vinha traficando drogas em diversos pontos de Gravatal, principalmente nos bairros Termas, Brasília e Bela Vista. Liderado por um indivíduo natural do Rio Grande do Sul. Ao todo se cumpriram cinco mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisões, além de ter sido encontrado grande quantidade de drogas nos locais das buscas, sendo lavrados três Autos de Prisões em Flagrante, dois Procedimentos de Apuração de Ato Infracional e um Termo Circunstanciado.
O chefe do grupo criminoso, de 25 anos, e dois indivíduos de 19 e 27 anos foram presos e autuados em flagrante. Os sujeitos de 25 e 27 anos eram aqueles que já tinham prisão preventiva decretada referente às investigações pretéritas.
“Foi uma das maiores investigações de Gravatal, envolveu muita preparação e pesquisa para que a operação tivesse êxito, tentaram até implementar uma boca de tráfico, o que a polícia nunca deixou acontecer”, comenta o Escrivão de Polícia Civil responsável pelo expediente, Walker Mendes Cardoso, “São mais de 300 páginas de provas existentes referentes a operação”, finaliza.
Um robusto inquérito vinha sendo instruído na Delegacia de Polícia de Gravatal, sob coordenação do Delegado Felipe Samir Ferreira Andrade. Neste procedimento foi representado pelas prisões e buscas, as quais tiveram parecer favorável do Ministério Público da Comarca de Armazém, sendo deferidos pela Magistrada da Comarca. Destaca-se o profundo alinhamento das investigações entre a Polícia Civil, Polícia Militar e o Titular da Ação Penal, além da apreciação célere do Poder Judiciário para que pudessem ser acolhidas todas as representações.
Durante a operação foram apreendidas:
55 petecas de cocaína;
32 porções de maconha;
31 gramas de crack – que renderiam em torno de 279 petecas;
21 comprimidos de ecstasy;
2 Balanças de Precisão Digital;
Dinheiro em cédulas de vários valores;
8 celulares.
Participaram das investigações e diligências: Policiais Civis e Militares de Gravatal, Armazém, São Martinho, Braço do Norte e Tubarão, além dos K9s da Polícia Militar de Tubarão e Braço do Norte. Também foi dado suporte aéreo através da Aeronave do Saer da Polícia Civil de Criciúma.