Após a troca de medidor, consumidor viu energia subir
Fabrício Strapazoli, de 30 anos, consumidor da Cerbranorte (Cooperativa de Eletricidade de Braço do Norte), veio a público no começo desta semana pelas redes sociais, reclamar do aumento no consumo, consequentemente, do preço pago na conta de energia da casa da sua mãe, Francisca Zane da Silva, localizada na Rua João Jovino Pacheco, do bairro Nossa Senhora das Graças.
Fabrício conta que logo após a troca de um medidor analógico pela instalação de um relógio digital o valor pago na fatura em dezembro subiu consideravelmente. “Em 15 dias teve um aumento de R$ 400,00 na energia”, desabafa. Para saber o por que do aumento no consumo de energia, contatou dois eletricistas de sua confiança para identificar o motivo do gasto exagerado. Pois, segundo ele, sua mãe possui somente uma tevê, uma geladeira e um ar-condicionado, que alega, não está funcionando. “Eles não identificaram nenhum escape de energia, nem algum outro problema”, disse.
Na sequência, Fabrício entrou em contato com a Cerbranorte e um técnico foi até a residência e garantiu que estava tudo normal. “Se esse consumo continuar desse jeito, no próximo mês teremos um valor aproximadamente de R$ 1.240, para ser pago”, se espanta com o cálculo feito pelo funcionário da cooperativa. Isso causou ainda mais pânico para o morador pois, atualmente, na casa de sua mãe reside ainda sua irmã, que está afastada de seu trabalho, por problemas de saúde e a filha dela, de apenas sete meses.
Para a reportagem da Folha do Vale, o departamento responsável da Cerbranorte explicou que em outubro de 2021, em uma vistoria, foi constatado que o medidor da referida residência estava trancado, marcando menos de 10% do consumo real. Imediatamente, o medidor foi substituído por um novo, devidamente lacrado e aferido pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). A partir desta data, o consumo passou a ser apontado corretamente.
Esta semana a Cerbranorte esteve novamente no local e colocou um medidor em série, também aferido pelo Inmetro e fornecido por terceiros. Ou seja, o consumo passou a ser medido por dois aparelhos que registraram a mesma leitura. Além disso, foi constatado que no local moram duas famílias, além da existência de uma bomba de poço e mais de um ar condicionado. No momento da vistoria, inclusive, um deles estava ligado, mesmo com a porta e janela da residência abertas.
A Cerbranorte alerta que o uso do ar condicionado deve ser feito seguindo algumas dicas importantes, como: manter portas e janelas fechadas, regular a temperatura para 23 ou 24 graus e manter o filtro do aparelho sempre limpos.
“O ar condicionado traz conforto nesses dias de calor excessivo, mas precisamos entender que consome muita energia se não for utilizado corretamente”, lembra Hueliton Matos Oliveira do Setor de Faturamento da Cerbranorte.
“Estamos à disposição dos nossos associados para esclarecer qualquer dúvida relacionada às faturas de energia. Convidamos também para acessar nossas redes sociais, onde podem ser encontradas várias dicas de consumo consciente”, informa Mayco Luiz Niehues, presidente da Cerbranorte.