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Marcio Tomé: Empreendedorismo jovem e com propósito

Aos 31 anos, tubaronense pauta em princípios cristãos as carreiras de empresário e mentor

Tubarão - SC, 09/10/2023 10h00 | Atualizada em 09/10/2023 10h40 | Por: Redação
Início da Mr Trend, em 2014, que conta hoje com nove pontos de venda

Há quem inicie um negócio visando apenas o lucro e há quem empreende com propósito. O vencedor da categoria Jovem Empreendedor, da pesquisa Top de Mídia realizada em Tubarão, Marcio Tomé tem 31 anos e está entre os empresários que buscam impactar a vida dos clientes, colaboradores e parceiros de forma positiva e transformadora.
Sua jornada iniciou quando ele tinha apenas 10 anos, motivado a buscar melhores condições financeiras ao perceber que não tinha acesso às mesmas coisas que seus amigos. Muitas pessoas se deparam com esta mesma realidade, mas a mentalidade empreendedora de Marcio Tomé fez com que agisse de forma precoce e aprendesse sobre o que ele chama de “princípio de plantar e colher”.
Em 2018, tomou coragem de largar o emprego que lhe garantia um bom salário para seguir em busca de um sonho que poucos acreditavam que vingaria. Hoje, a marca Mr Trend, fundada em 2014, conta com nove pontos de venda em shoppings de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. “Ela surgiu para atrair novos olhares e dar uma cara nova ao conceito de usar óculos, cuidando da saúde visual, mas com destaque à moda e ao design”, afirma o empreendedor.
Com o lema “faça tudo para glória de Deus”, cada ação que Marcio Tomé se propõe a tomar é pautada em servir e deixar uma contribuição. Como consequência dos resultados que alcançou tão jovem e da vontade de potencializar pessoas para que elas prosperem em todos os aspectos, tornou-se mentor. “Hoje, isso faz parte do meu propósito de vida, é incrível ajudar outras pessoas a evoluir, aumentar o faturamento e melhorar como líderes”, comenta.
Apesar de se sentir orgulhoso pelas conquistas alcançadas, engana-se quem pensa que ele já se deu por satisfeito. Outros negócios e iniciativas estão sendo promovidos pelo jovem empreendedor. Nesta entrevista à Folha do Vale, Marcio dá detalhes sobre sua jornada profissional, seus negócios, sua fé, seu propósito de vida e também sobre os planos e metas futuras. Por fim, deixa uma mensagem a todos aqueles que desejam seguir neste mesmo caminho. Confira!

Como e quando você começou a demonstrar sua inclinação para o empreendedorismo? Existe algo específico que o levou a começar comprar produtos para revender aos 10 anos? Marcio Tomé: Comecei aos 10 anos de idade e o motivo principal foi por necessidade. Não tinha acesso às coisas que meu ciclo de amizade tinha e isso me incomodava muito. Uma vez, eu queria muito comprar um videogame que já estava no play 2, na época, e eu queria comprar o play 1 e não conseguia. Então pensei: “o que posso fazer para conseguir comprar isso?”, já que meus pais não tinham condições financeiras para me dar um. 
Um amigo da escola não estava conseguindo comprar um boneco na loja de brinquedos porque não achava. Então eu vi uma oportunidade de achar esse brinquedo, comprar e revender pra ele para ter um lucro, e assim aconteceu. Aos poucos, minha mentalidade foi mudando e entendendo que eu precisava fazer algo caso eu quisesse ter uma vida mais próspera financeiramente.


De que forma as suas experiências profissionais (seja trabalhando em uma fábrica de temperos, aos 13 anos, e os 10 anos de atuação em uma transportadora) moldaram a sua atuação no empreendedorismo? Marcio Tomé: Para mim, essas empresas foram uma escola de empreendedorismo. Se eu não tivesse passado por ali, eu não teria aprendido sobre processos, gestão, marketing, vendas, estoque, equipe, metas e tantas outras coisas que hoje, como empresário, facilita muito. Lembro minha mãe, um certo dia, me falando para levantar da cama e ir trabalhar, porque eu estava cansado de estudar e trabalhar. E ela, muito sábia, falou que eu tinha que ir e ponto, porque isso tudo era só uma fase, que eu precisava aprender a dar valor às coisas, entender mais sobre dinheiro e, principalmente, sobre o princípio de plantar e colher.


Como surgiu a ideia de vender óculos de maleta porta a porta? Marcio Tomé: No fim de 2014, eu e Leticia May iniciamos nossos projetos através de um e-commerce. Comecei o curso de Engenharia Civil em 2010 e Leticia já possuía formação em Administração. Então, resolvemos tirar do papel algumas ideias que hoje, felizmente, se tornaram um sucesso. Nesse período, o site tinha a ideia de manter uma plataforma de Marketplace, ao qual várias marcas locais pudessem vender e expandir seus negócios para todo Brasil. Como não tinham nada para divulgar no site e mostrar os resultados para os clientes, veio a ideia de criar marcas para cadastrar produtos no site e iniciar as vendas.
Leticia Criou a Ledivin (bijuterias) e eu criei a MT (óculos). As vendas on-line aconteceram, porém, o mercado óptico evoluiu mais rápido para as vendas presenciais, que no início eram feitas de porta em porta para amigos, conhecidos e parentes. Tivemos a ideia de começar esse negócio de verdade e colocar para funcionar, mudando primeiramente o nome, tornando a marca mais forte e profissional. A Mr Trend surgiu para atrair novos olhares e dar uma cara nova ao conceito de usar óculos, cuidando da saúde visual, mas com destaque à moda e ao design.
Em 2014, abrimos o primeiro PDV (ponto de vendas) da marca, um quiosque no Praça Shopping de apenas cinco metros quadrados. Quando migramos para uma loja maior, de 25 metros quadrados, demos uma cara nova à identidade da marca, atraindo olhares de shoppings centers maiores, que vieram nos procurar porque a Mr Trend era super bem falada no comércio local, pelos produtos de qualidade, design exclusivo, preço justo e o excelente atendimento. Hoje a Mr Trend já possui 9 PDV’s nos principais shopping de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, se tornando uma concorrente direta das gigantes do mercado nacional e internacional.

Como foi a evolução desta jornada até a inauguração de seu primeiro quiosque? Quais foram os desafios enfrentados nesse processo? Marcio Tomé: Trabalhava ainda na transportadora nesse tempo e, após o trabalho, eu ia vender os óculos de porta em porta para pessoas do meu ciclo de amizade. Contudo, a demanda começou a aumentar e eu tive a ideia de abrir um ponto de venda para que, ao invés de ir na casa das pessoas, elas fossem até lá provar os óculos, dando mais liberdade para conciliar meu trabalho na transportadora com as vendas de óculos que, até então, era uma renda extra. Desafios foram vários e ainda temos, mas o começo foi vencer as pessoas próximas, que nos diziam para estudar, que esse negócio não iria dar em nada e que o mercado estava muito difícil. 
Após vencer essa barreira, tive o desafio de sair da transportadora em 2018, com um salário de R$ 8 mil para empreender no meu próprio negócio, junto com a minha esposa. Como ainda não tínhamos lucro, talvez essa foi a decisão mais difícil que tive que tomar. Graças ao apoio dela, pude fazer isso, levantar a cabeça e seguir em frente. Para complementar, tivemos todos os problemas que pessoas que estão começando passam, como fluxo de caixa, modelo de negócio, vender mais, definir fornecedores, criar coleção, branding, redes sociais, gerir pessoas e entre outras coisas, porque eu sempre fui funcionário. Então, precisei estudar muito para mudar essa mentalidade de funcionário para dono.

 

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Sobre a marca Mr Trend, quais os propósitos da empresa? De que forma busca se diferenciar no mercado? Marcio Tomé: Somos uma empresa com princípios Cristãos, amamos potencializar pessoas para que elas prosperem pessoalmente e também profissionalmente. Acreditamos que toda semente lançada jamais volta vazia. Quanto mais servimos, mais prosperamos, porque no reino de Deus maior é aquele que serve com ousadia e excelência.
Temos clareza que um colaborador não serve como uma moeda de troca. Pago ele e ele trabalha para produzir para empresa. Um colaborador precisa evoluir, precisar ser livre emocionalmente, fisicamente, financeiramente e nos seus relacionamentos. Porque não faz sentido Jesus entregar tudo na Cruz, pagar um preço altíssimo, preço de sangue e nós vivermos uma vida miserável. Com isso, entendemos que a empresa serve como ponte para potencializar essas pessoas. 
Temos uma visão diferente do mercado. Levantamos a bandeira que você pode criar sua própria tendência, que você pode sim ter rosto redondo e usar óculos redondo, desde que fique dentro de alguns padrões de conforto. Em nossas lojas, misturamos todas as peças, deixamos tudo muito diversificado, não somos uma ótica, que geralmente organiza toda sua prateleira por cor, formato ou sexo. Com isso, conseguimos transmitir muito bem nossa ideia para os clientes, que é a de usar aquilo que eles se sentem bem, sem julgamentos ou padrões impostos pela sociedade ou até mesmo pelo mercado. Somos inovadores e pioneiros em relação a isso. 

E a passagem de empresário para mentor, como se deu? Marcio Tomé: Tudo começou com um cafezinho. Pessoas próximas pediam para tomar um café comigo e entender como eu estava fazendo para crescer. Algum tempo depois, vi que algumas dessas pessoas pegavam conselhos comigo, mas não aplicavam e eu acabava perdendo meu tempo de dedicação na minha empresa e com a minha família. Assim, criei um modelo de mentoria, que, se ao menos as pessoas não implantassem meus conselhos, eu seria remunerado por isso, dando assim uma qualidade de vida melhor para minha família. Hoje, isso faz parte do meu propósito de vida, é incrível você ajudar outras pessoas a evoluir, aumentar faturamento e melhorar como líderes. Faria isso de graça, mas como as pessoas não dão valor ao que é de graça, entendi que preciso cobrar para que essa semente plantada na minha mentoria se volte com frutos para os mentorados.

Como o lema “Faça tudo para glória de Deus” orienta suas ações empreendedoras? Marcio Tomé: Entendo que, se faço tudo para a glória de Deus e não para a minha glória, eu preciso fazer bem feito, preciso entregar o meu melhor, porque eu só prosperei quando eu conheci Deus de verdade. Hoje, muitas pessoas conhecem um Deus de ouvir falar, mas poucos têm profundidade, intimidade e se relacionam com Ele todos os dias. Eu sempre estou vivendo algo novo junto com Deus, porque entendi que ele é meu pai, meu melhor amigo e esse cara é dono de tudo e entregou tudo na cruz para que hoje eu pudesse ser livre, mudar de vida e poder testemunhar isso para vocês. 
Não é uma troca e nunca vai ser, Jesus não nos deve nada, o que ganhamos do Pai é pela graça e tenho vivido isso no meu dia a dia. Um dia estávamos com dificuldade de pagar uma fatura e, do nada, apareceu um cliente e comprou 18 óculos em uma única compra, à vista, suprindo assim nossas necessidades. E como falei: não é porque sou merecedor, mas porque a graça do Pai me alcançou nesse dia. E para fechar, por isso que hoje eu faço tudo para a glória Dele, porque Ele me resgatou. Eu tinha tudo pra dar errado, quem sabe estar preso como meus amigos de infância estão. Afinal, eu cresci em uma favela, onde tinha movimento de drogas, roubo e assassinato.


Quais são os planos e metas futuras? Você tem planos de expandir seus negócios ou se envolver em outras iniciativas empreendedoras? Marcio Tomé: Na Mr Trend, já temos a formatação da nossa franquia pronta. Sendo assim, nosso próximo passo é começar a comercializar franquia para todo País e, quem sabe, até fora dele. Também tenho outros negócios além da MR Trend. Tenho a Pondhouse, uma casa na beira da lagoa que que alugo Airbnb. Sou fundador da startup Mudhai Tecnologia, uma plataforma que conecta pessoas que precisam se desenvolver com mentores, e sou idealizador do melhor evento empresarial de Tubarão, chamado Move Day, onde reúno empresários em uma imersão para ensinar sobre gestão, marketing e vendas.

Qual mensagem você gostaria de deixar aos jovens empreendedores? O que é imprescindível que eles saibam neste início de jornada? Marcio Tomé: Na verdade, são algumas: 
•    Vai dar tudo errado até dar certo;
•    As pessoas não vão acreditar em você até que você tenha resultado e está tudo bem, só não pare até esse jogo virar, porque quem tem que acreditar no seu sonho é você;
•    A chave está em buscar conhecimento específico e aplicar muito rápido o que aprendeu, caso contrário, você vai virar um obeso cerebral, que sabe muito, mas não faz nada;
•    O melhor dia para começar a empreender era há 10 anos e o segundo é hoje;
•    Maior é aquele que serve, sendo assim, quanto mais você servir, mais bem remunerado você será;
•    Resiliência e atitude: não adianta começar achando que tudo vai dar certo e que você precisa só fazer o básico pra crescer, o mercado evoluiu e não dá para brincar de abrir empresa, por isso, não desista facilmente, uma hora o jogo vira e você acerta o alvo;
•    Tenha atitude de fazer mais e reclamar menos, não terceirize nada, assuma o controle e busque ser um resolvedor e não um criador de problemas;
•    Faça network qualificado, esteja em rodas de forma intencional;
•    Tenha Deus como seu guia: tudo que você precisa saber está no manual do fabricante, na Bíblia.

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