Estudantes começaram nesta semana com, praticamente, todas as vagas preenchidas
Valéria Bloemer Treis, de 30 anos, é natural de Braço do Norte. Há três anos trabalha em uma loja de móveis e eletrodomésticos de Rio Fortuna. Soube, por meio de uma amiga, das inscrições abertas do Cedup (Centro de Educação Profissional) José Buss, em Rio Fortuna, e se matriculou no curso Técnico em Vendas. “Meu objetivo é aprimorar meus conhecimentos, incrementar o meu currículo e me inserir melhor no mercado de trabalho”, almeja.
Semelhante entendimento tem Adrielli Roecker, de 21 anos, que é gerente de uma loja de informática de Rio Fortuna. Ela viu as chamadas para as matrículas no Cedup nas redes sociais e resolveu investir na sua carreira dentro da empresa em que trabalha. “Busco aumentar meu conhecimento tanto na área de vendas quanto de gestão e assim atuar com maior autonomia, poder ter um bom embasamento para tomada de decisões dentro da empresa”, destaca.
Já Willian Souza, de 24 anos, trabalha em uma agropecuária e estava apenas esperando o momento em as inscrições estivessem disponíveis. “Eu já tinha conhecimento do projeto do Cedup de Rio Fortuna praticamente desde o início, anos atrás. Na época, o ex-prefeito de Rio Fortuna Lindomar Ballmann era meu professor. Ele já falava sobre o projeto para os seus alunos e, desde então, eu tenho acompanhado as informações a respeito. Quando soube da conclusão da obra, fiquei aguardando a hora certa para me matricular”, conta.
Valéria, Adrieli e William são alunos da primeira turma do curso Técnico em Vendas do Cedup José Buss, inaugurado oficialmente no dia 14 de fevereiro e que iniciou suas atividades oferecendo ainda outras três formações: Técnico em Enfermagem, Técnico em Alimentação e Magistério.
Após quase dez anos com suas obras paralisadas, com toda a edificação praticamente pronta, as aulas no Cedup, efetivamente, iniciaram na última segunda-feira, 21. Nestes primeiros dias de atividade, a instituição já abriga cerca de 110 alunos em suas primeiras turmas. São duas de Enfermagem com 25 estudantes cada, 25 de Vendas, 20 em Alimentos e 15 no Magistério. “A resposta da comunidade para o ingresso nesses cursos foi ótima. Assim que passamos a divulgar as vagas, a procura foi grande. Tanto é, que no primeiro dia em abrimos matrícula, já havia uma fila de pessoas no portão”, comemora animado o diretor do Cedup, Marcos André Roecker.
Para o educador, o rápido preenchimento das vagas marca um começo promissor. “São quatro cursos muito relevantes. O Magistério, por exemplo, voltou a se destacar por conta do recente aumento no salário dos professores pelo Governo do Estado. Já o de Alimentos se destaca por conta da presença na região de empresas como frigoríficos, laticínios e outras agroindústrias. Acredito que o público em geral ainda não compreendeu totalmente o que representa este curso, mas logo vai notar sua relevância. O curso de Vendas favorece em muito na questão do empreendedorismo e, o de Enfermagem, foi disparado o mais procurado, tanto que tivemos que abrir duas turmas”, enfatiza.
Os alunos são, em sua maioria, de Rio Fortuna e Braço do Norte e municípios próximos, entre eles Santa Rosa de Lima e São Ludgero. O corpo docente conta com cerca de 20 professores, neste momento. Já o restante da equipe é formada também por agente de serviços gerais e um segurança, além do pessoal da alimentação, que é terceirizado.
Com relação à estrutura, embora ainda necessite de algumas adequações, o novo espaço está totalmente operacional, tanto na parte pedagógica quanto na área administrativa. As salas de aula - 12 no total - contam com carteiras com divisórias para cada aluno e cadeiras estofadas. Equipamentos como ar-condicionados e lousas digitais já foram fornecidos e restam ser instalados. Áreas como o ginásio de esportes e o auditório já estão operacionais. A biblioteca em breve deverá receber o seu acervo e contará também com um ‘espaço maker’, para a execução de atividades e estudos na prática. A internet, por enquanto, é cedida pela Prefeitura Municipal, mas a direção acredita que em questão de uma semana a instituição já estará conectada à rede da Secretaria de Estado da Educação. “Por ora, tenho utilizado meu telefone pessoal para atender alunos e demais interessados nos cursos. Mas isso também é temporário e logo teremos telefone próprio”, assegura o diretor.
Na avaliação de Marcos André, o resultado positivo neste início de atividades pode gabaritar o Cedup José Buss a se tornar referência regional em educação. Outros cursos técnicos ainda deverão ser oferecidos no futuro e, no momento, há diálogo com a Udesc (Universidade com Estado de Santa Catarina) para implantação de cursos de Extensão Universitária no local. “Também estamos abrigando as turmas do EJA (Ensino de Jovens e Adultos) de Rio Fortuna e, acredito, que poderemos, já a partir do próximo ano, contribuir para o NEM (Novo Ensino Médio), quando os alunos adentrarem na modalidade de Trilhas de Aprofundamento. Neste caso, seria possível até do aluno do Ensino Médio fazer o curso Técnico de forma concomitante”, analisa.
O futuro, segundo o educador, é promissor. “A comunidade regional abraçou a causa do nosso Cedup. Os municípios vizinhos estão sendo parceiros, disponibilizando transporte escolar. Há expectativa de que, em breve, nosso acesso será pavimentado. Tudo contribui para o surgimento de toda uma cadeia voltada para educação, o que nos deixa muito satisfeitos e empolgados com as possibilidades do que ainda está por vir”, acredita.