Quinta-feira, 06 de fevereiro de 2025
Braço do Norte
37 °C
18 °C
Fechar [x]
Braço do Norte
37 °C
18 °C
GERAL

Jovens se reúnem para formar Núcleo Empresarial em Gravatal 

Reunião de apresentação aconteceu na Secretaria de Turismo

Gravatal - SC, 10/05/2024 08h30 | Por: Redação
Encontro, aberto à participação de todos, contou com a presença de cerca de 20 jovens empresários, boa parte de profissionais liberais.

Os detalhes para a formalização do Núcleo Jovem da Associação Empresarial de Gravatal (Asseg) foram apresentados na noite de 9 de maio, na sede da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Gravatal. O encontro, aberto à participação de todos, contou com a presença de cerca de 20 jovens empresários, boa parte de profissionais liberais.

A apresentação dos detalhes da criação do Núcleo ficou a cargo do consultor da Facisc (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina), Timóteo Paes de Farias. Responsável em assessorar 12 associações empresariais entre Imbituba e Sombrio, Timóteo presta consultoria a 14 diferentes segmentos de núcleos nesta mesorregião. “Aqui, no Núcleo Jovem, vocês vão perceber a importância de desenvolver esse trabalho voluntariado, que tem cunho pra si e para o meio onde vocês atuam”. Timóteo lembrou que diferente das associações e grupos voluntários beneficentes, essa associação busca fomentar o crescimento individual e coletivo dos participantes. “Através de um ambiente organizado”, destacou a parceria com o Sebrae e com a Facisc. 

A criação dos diversos núcleos através das associações empresariais faz parte do Programa Empreender, uma tecnologia empresarial criada para impactar e desenvolver os negócios. “Olhar a conexão, principalmente de forma presencial, entre os integrantes do grupo como importante ferramenta no desenvolvimento de negócio. Indivíduos que têm interesse em comum pelo associativismo”. Enfatizou Timóteo o foco do programa. O Núcleo Jovem que está sendo montado em Gravatal é multisetorial e o primeiro da Asseg que tem 15 anos de fundação e atua em toda a Comarca, juntamente com Armazém e São Martinho.

O consultor lembrou o sucesso do modelo do programa importando há 32 anos da Alemanha. “Empresários do Norte de Santa Catarina foram a Alemanha buscar informações de como funcionava os núcleos setoriais por lá e trouxeram essa ideia ao Brasil. Agora, pela primeira vez, a Alemanha vem ao Estado conhecer o ´jeitinho brasileiro´, que foi adaptado ao programa, pelos excelentes resultados apresentados nos últimos anos. Um dos exemplos é o próprio Núcleo Jovem, que não existe no modelo Europeu”, revela Timóteo.

Em Santa Catarina, atualmente, existem mais 600 núcleos em funcionamento nas 12 regiões do Estado em 70 áreas distintas. “Só nesta semana, esta é a quarta apresentação para formação do Núcleo Jovem que realizo em diferentes cidades na região. Prova do crescimento deste modelo de associação”, comemora o consultor. “Debate sobre custos, gestão de marketing, parcerias estratégicas, integração de relacionamento e acesso a novos mercados, são algumas das vantagens de quem participa de um Núcleo. Não podemos esquecer ainda das visitas técnicas e missões especiais, bem como possíveis parcerias para eventos, são discutidas durante os encontros”, enfatizou.

Presente no encontro em Gravatal, o vice-presidente da Ajet (Associação dos Jovens Empresários de Tubarão) João Ramos, apresentou uma breve história da criação da entidade, que foi pioneira no Brasil. “A Ajet, que hoje é o núcleo jovem da Associação Empresarial de Tubarão (Acit), foi criada em 1988 por filhos de empresários, que queriam trocar suas experiências, dar suas opiniões e ideias em vários setores, muitas vezes, sendo ´podados´ pelos pais”. Resumiu o ex-presidente da entidade que hoje é conselheiro na Acit e vice presidente Regional do Núcleo Jovem.

A próxima reunião do grupo ficou marcada para 23 de maio, quinta-feira, no mesmo local, às 19 horas. Nesse encontro será discutida as ações e diretrizes do grupo, bem como elaborado um calendário de eventos para o restante do ano. Neste mesmo dia, será formalizada a diretoria e a criação do núcleo. “A ideia é que quem esteja presente nessa data ou que esteve nessa reunião de 9 de maio, seja integrante do Núcleo. A cada seis meses novas vagas serão abertas para novos integrantes”, explicou Timóteo. Segundo ele, essa fixação da oportunidade de ingresso, dá uma maior consistência ao grupo. 

Folha do Vale

Rua Manoel Jorge Neves, 470, Bairro Tiradentes, Gravatal, CEP: 88.735-000 - Santa Catarina.

Folha do Vale © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!