GERAL
“Gravatal voltou a ser referência”, avalia Fabrício
18/01/2019 09h43 | Atualizada em 18/01/2019 09h51
Secretário de Turismo de Gravatal avalia os trabalhos numa das principais pastas da Cidade das Águas
Funcionário efetivo da prefeitura de Gravatal, o turismólogo Fabrício de Medeiros Medeiros foi guindado, na atual gestão municipal, ao cargo de Secretário de Turismo. Nas suas mãos, ao lado do prefeito e vice, está uma das maiores fontes de recursos da cidade polo do turismo regional. Para falar sobre as ações da sua pasta, Fabrício participou do Café da Folha desta semana. À jornalista Suellen Souza, revelou que recebeu o convite para ser secretário com alegria.
“Foi algo bem gratificante, porque as ideias que eu tinha como funcionário e, não como secretário, eu consegui implementar algumas coisas. Conseguimos fazer com que Gravatal tenha a notoriedade novamente, tanto em âmbito estadual e federal. Estas não são palavras minhas, mas até dos empresários de Gravatal que é, “Gravatal antes e Gravatal depois” de um trabalho que a gente vem fazendo”, avalia Fabrício.
De acordo com o secretário, os trabalhos sempre em parceria e que estão dando resultado. “Tomamos à frente, pensando no viés econômico, como os empresários mesmo pensam. E é isso que está sendo o grande diferencial para Gravatal. A gente está buscando novos mercados realmente escolhendo um público alvo para estar trabalhando. Estamos fazendo um trabalho no interior de São Paulo e norte do Paraná, buscando esse público com o poder aquisitivo bom. Além disso, estamos buscando outras ações, como assessoria de imprensa em São Paulo, focado no turismo e isso, para nós, foi muito bom. Trouxe uma repercussão muito bacana”, cita Fabrício lembrando as matérias sobre a cidade que foram divulgadas nas mídia nacionais e até internacionais.
Gravatal, em termos de turismo, é referência para a região. É possível melhorar isso ainda mais?
Fabrício - Sempre digo que quem não é visto não é lembrado, por isso que a gente está voltando a ser referência, porque todo mundo está vendo Gravatal. Para você ter uma ideia, no mês de novembro, dei palestras em oito municípios da região. São Joaquim, Bom Jardim, Urubici, Grão-Pará, Nova Veneza, Santo Amaro da Imperatriz e Águas Mornas nos procuraram para saber o que estamos fazendo em relação ao turismo. Em 2017, por exemplo, ganhamos o prêmio de terceira melhor água do mundo. Para isso, tivemos que ir para a Espanha. Mas, se eu não brigasse e fosse, isso não iria acontecer. No ano passado, ganhamos novamente o título em Foz do Iguaçu, realmente evidenciando e fortalecendo que a nossa água é boa. Enfim, isso só é possível graças a parceria com empresários e, principalmente, com a nossa prefeitura, que nos deixa fazer as coisas.
Vale lembrar que também fui convidado a fazer parte do conselho estadual de turismo em virtude desse trabalho. No ano passado, fomos indicados ao prêmio Beto Carreiro de excelência em Turismo. Entre vários nomes de peso, eu fiquei em sexto lugar como personalidade do turismo e Gravatal, também em sexto, como cidade turística. Você me perguntou se dá para melhorar, eu digo que sim. Tivemos uma reunião no dia 15 de dezembro, com todo o trade da região da serra e do litoral. A primeira ação, da parceria com esses municípios, vai ser na Feira Ugart, em março, em Porto Alegre. Vamos unir São Joaquim, São Martinho, Urubici, Bom Jardim da Serra, Nova Veneza, Imbituba e Gravatal num roteiro turístico, mas sempre Gravatal como referência.
A ideia é reunir todos esses municípios para apresentar como destino turístico?
Fabrício - Exatamente! Nossa ideia é de que as pessoas fiquem hospedadas em Gravatal e vão conhecer os municípios vizinhos. Vai no Carnavale di Veneza, vai em Urussanga, no Vales da Uva Goethe, que são produtos únicos e típicos. Os turistas querem isso, que é algo diferenciado que você não vai encontrar nas regiões aí do Brasil. A nossa ideia é trazer São Paulo, que já está vindo com todo esse trabalho que a gente está fazendo, além dos outros turistas que já são nossos visitantes tradicionais, mas que eles não venham só em Gravatal mas em toda a região. Apesar da crise, temos o que comemorar, no início de 2018 conseguimos aumentar a taxa de ocupação na cidade, o ticket médio aumentou, enfim, foi um ano muito bom.
Gravatal viveu, recentemente, o Natal nas Águas. Como foi a repercussão sobre o evento e a decoração natalina?
Fabrício - Algumas pessoas até questionaram que poderia ter algo a mais no Natal de Gravatal, comparado com os demais da região; Só que nós temos outras ações durante o ano, não é só o Natal. Não são apenas eventos na cidade, há a participação em feiras e essas ações ao longo do ano, fora os eventos que a gente está fazendo e buscando também as parcerias. Isso tudo requer recursos. Conversamos com o prefeito para já vermos sobre o Natal do ano que vem, fazer alguma coisa já com as escolas, a partir de junho, para fazer uma coisa maior. A gente sabe que tem que profissionalizar. Hoje se formos ver, o que gastamos com o Natal e com os outros eventos, é o que outras prefeituras gastaram apenas com o Natal. Então, nós, na secretaria de Turismo temos que fazer duas políticas: uma política para o empresário turista e uma política para a comunidade.
O ano de 2018 foi de grandes eventos para Gravatal. Aqueles que deram certo e voltam em 2019?
Fabrício - Para você ter uma noção, no ano passado a gente fez alguns eventos que a comunidade participou bastante. A Copa Soul de Mountain Bike, que deu quase 500 atletas, que é um outro público que a gente está trazendo para Gravatal, esse público de esportes, um público mais jovem. Tivemos o Pedalando pela Vida, que este ano vai ter um evento de Crossfit e uma Night Run que é uma corrida noturna. Será um evento que terá o apoio da secretaria de Turismo e da prefeitura, em que a gente espera mais ou menos 600 atletas para o final de semana. Ainda no passado, que eu acho que foi um dos pontos fortes, tivemos o Festival da Cerveja. Que foi um show à parte. Tivemos aí quase 6 mil pessoas passando pelo evento. Para 2019, já temos a data: dia 7 de setembro. Adianto que existe a possibilidade de fazer também, para junho, que é baixa temporada, o primeiro Gravatal Bier Rock. São eventos que vamos integrar a comunidade.
2019 então será um ano de muitos eventos para a comunidade?
Fabrício - O carnaval, que será no dia 03 de março, também promete. Os hotéis já estão vendendo os abadás e a gente está sempre querendo fazer algo diferenciado. No final de março, vamos ter o Pedalando pela Vida, junto com Night Run e Vulcano. Depois, vamos ter o Festival de Compras em abril. Teremos as feiras também, voltadas para o Turismo. Junho que a gente está programando o Gravatal Bier Rock. Aí tem o Arraiá e em junho mesmo também vamos começar a programar o Natal. Copa Soul de Mountain Bike em julho. Em agosto teremos o Festival de Compras e em setembro o Festival da Cerveja.
Gravatal também está ganhando pórticos novos. Outros investimentos também virão?
Fabrício - Nós temos um pórtico que está sendo instalado na entrada das Termas. Esse pórtico para o pessoal entender está ali pois sempre que a gente faz os eventos precisa colocar faixas. O novo vai permanecer como estrutura fixa. Vamos usá-lo para colocar novas faixas ou a gente vai estar trocando para os eventos. Nesse suporte fixo, estará a parte de sinalização turística que a gente ganhou do Governo do Estado, com a ajuda do deputado Edinho Bez. Além disso, teremos dois pórticos na rodovia. Um na divisa com Braço do Norte e o outro na divisa com Tubarão, que deve ficar pronto no final de fevereiro. No próximo mês também começamos a fazer o ‘I Love Gravatal’. A gente buscou um modelo bem diferente, que é lá o de Garopaba, e que vai ficar na Praça dos Direitos Humanos. Também vamos fazer a reforma do Mirante.
É importante ressaltar também que em 2018 recebemos o selo Mais Turismo, que possibilita nossos empresários a fazerem financiamentos. Além disso, desenvolvemos outros projetos, enfim, estamos no caminho certo. Foram dois anos de muita luta e de dedicação. Claro que não posso deixar de falar na minha equipe. A equipe foi primordial nisso. Deixo aqui o meu agradecimento especial à Mirely, Adriana, Vitor, Rosangela, os estagiários. Sem eles nada disso seria possível.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE