Segunda-feira, 18 de agosto de 2025
Braço do Norte
22 °C
14 °C
Fechar [x]
Braço do Norte
22 °C
14 °C
GERAL

Frigorífico para peixes agrada o secretário

26/02/2021 09h57 | Atualizada em 26/02/2021 14h41

Durante encontro com produtores em Braço do Norte, Altair Silva, recebeu diversos pedidos

O secretário de Estado de Agricultura e Pesca, Altair Silva, cumpriu agenda em Braço do Norte na tarde da última quarta-feira, 24 de fevereiro. Após encontro com o prefeito Beto Marcelino e seu vice-prefeito, Ronaldo Fornazza, no gabinete da Administração, o deputado licenciado do PP foi recepcionado por diversas lideranças agrícolas no Restaurante Bloemer. Entre os pedidos está a viabilização de recursos para a construção de um frigorífico para abate de peixes.

projeto do frigorífico já foi confeccionado, lembra o secretário de Agricultura, Adir Engel

O encontro de Altair Silva com as associações e sindicatos rurais da região foi promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura. O secretário ouviu diversas solicitações, como a liberação de crédito de ICMS aos produtores rurais, incentivo aos pequenos produtores de leite, à construção de silos, alternativas para substituição do milho e atenção à Cidasc local para que ela possa desenvolver seu trabalho junto aos produtores. Altair Silva prometeu empenhar todos os esforços para atender as solicitações realizadas. Porém, de todas elas, a que mais chamou a atenção do secretário foi o pedido para a construção de um frigorífico para peixes com SIM (Serviço de Inspeção Municipal). “Esta ideia de construção de frigorífico para piscicultores me agrada. Por ser um valor relativamente baixo e o retorno de grande impacto para o município e para o Estado”, lembrou Altair.

Braço do Norte tem hoje 56 produtores comerciais de peixe, a grande maioria cria tilápia. Juntos são responsáveis pela produção de 900 toneladas por ano do animal. “Temos garantido um terreno para a instalação do frigorífico doado por Wilson Bloemer. O projeto também já foi confeccionado, basta apenas atualizar o orçamento”, detalhou o secretário Municipal de Agricultura, Adir Engel.

Minutos antes, na Prefeitura, o secretário estadual ouviu as demandas do Executivo municipal. Recebeu das mãos de Beto duas solicitações: o investimento em máquinas, como retroescavadeiras e caminhões, para que possa ser ampliado o programa Porteira Adentro, da Secretaria Municipal de Agricultura, melhorando os acessos dos produtores rurais e, também, as estradas gerais. O outro pedido foi a possibilidade de revogação da necessidade de municípios contratarem por concurso médicos veterinários para inspeção de estabelecimentos que aderirem ao SISBI-POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de. Produtos de Origem Animal) que faz parte do Suasa (Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária). Para essa reivindicação, Altair se comprometeu a agendar uma audiência no Ministério da Agricultura nos próximos dias.

Quer ser avisado quando uma matéria for publicada? Entre no nosso grupo do WhatsApp. https://chat.whatsapp.com/Csw5NcGHVIz4x8jTroWli5

Ou no Telegram https://t.me/joinchat/FIm3FnpEgnuzK2oP

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Folha do Vale

Rua Manoel Neves, 470, Bairro Tiradentes, Gravatal, CEP: 88.735-000 - Santa Catarina.

Folha do Vale © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!