Projetos são realizados na rede estadual de ensino e contribuem para o autoconhecimento, a saúde mental e a conscientização dos estudantes
Desde o início do ano letivo, a Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Braço do Norte tem intensificado seus esforços para promover um ambiente escolar mais seguro e acolhedor nas escolas estaduais. Em uma iniciativa inédita, uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, nutricionistas, assistente social e bibliotecária foi contratada para atuar diretamente nas escolas.
A regional atende os municípios de Armazém, Braço do Norte, Grão-Pará, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima, São Ludgero e São Martinho. São 17 escolas e aproximadamente 7 mil alunos matriculados. No que diz respeito às ações de prevenção à violência na escola e na promoção da saúde emocional, o objetivo é qualificar e ampliar a atuação pedagógica.
Entre os projetos já realizados, estão: 1) Conhecer e Prevenir (de prevenção ao álcool e às drogas); 2) Roda de Conversa (cujo público-alvo são os professores); 3) Propósitos de Vida (voltado aos alunos); 4) Encontro com Robson (reflexões sobre autoconhecimento e inteligência emocional). Além disso, está prestes a ser iniciado o projeto Caminhos do Bem.
Conscientização como ferramenta de prevenção
O projeto “Conhecer e Prevenir” busca educar a comunidade escolar sobre os riscos do uso de álcool e drogas, abordando tanto substâncias lícitas quanto ilícitas. “Compreender os diferentes aspectos dessas substâncias é crucial para a promoção de políticas públicas eficazes, a educação e a prevenção de seu uso indevido”, explica o psicólogo Robson Kindermann Sombrio. “Destacamos seus efeitos, riscos associados e estratégias de prevenção. Pretendemos sensibilizar a comunidade oferecendo informações baseadas em evidências científicas e promovendo um ambiente de discussão aberto e livre de estigmas”, acrescenta.
Suporte e desenvolvimento profissional
Já o “Roda de Conversa” visa criar um espaço colaborativo para professores, permitindo a troca de experiências e o apoio mútuo. Por meio dele, a intenção é promover o desenvolvimento profissional, melhorar práticas pedagógicas e fortalecer o suporte emocional. Seus objetivos incluem facilitar o compartilhamento de conhecimentos, oferecer um ambiente de apoio, incentivar a reflexão sobre desafios educativos e fortalecer as relações entre os docentes.
“O ambiente educacional contemporâneo é marcado por constantes desafios e transformações que exigem dos professores não apenas competência técnica, mas também resiliência emocional e capacidade de adaptação. O projeto surge com o objetivo de atender a essas necessidades, oferecendo um ambiente acolhedor e colaborativo, onde os professores possam compartilhar suas vivências, discutir práticas pedagógicas e encontrar apoio para enfrentar as demandas diárias da profissão”, observa o profissional.
Psicologia, pensamentos e provocações
O “Encontro com Robson” é mais um dos projetos realizados. Com textos semanais sobre autoconhecimento e inteligência emocional, são abordados temas como amor próprio, gestão da ansiedade e equilíbrio emocional. Enviados pelo WhatsApp para as escolas, os textos visam promover uma vida mais leve e feliz.
“O que mais quero com essas reflexões é que cada vez mais aumente número de pessoas que buscam uma vida com mais equilíbrio e bem-estar. São textos semanais que levam à reflexão e mostram o caminho para o autoconhecimento, para uma vida com paz, leveza e foco. Uma vida com inteligência emocional. Para isso, são propostas práticas que ajudam as pessoas a se tornarem a sua melhor versão, tendo em vista que sua vida se transforma à medida em que você se conhece”, relata Robson, idealizador da iniciativa.
Prevenção da violência nas escolas
O projeto “Caminhos do Bem” visa prevenir e reduzir a violência nas escolas públicas, promovendo um ambiente escolar seguro e acolhedor. Com previsão de iniciar no fim de setembro, o projeto implementará estratégias como palestras, workshops e campanhas de sensibilização. O objetivo é equipar alunos, professores e pais com ferramentas para identificar e lidar com situações de violência, promovendo empatia, respeito e cooperação para criar um ambiente de aprendizado harmonioso.
“A violência nas escolas é um problema crescente que afeta a qualidade da educação e o bem-estar de alunos e professores. Incidentes, agressões físicas, agressões verbais, assédio e outros comportamentos violentos não apenas comprometem a segurança, mas também impactam negativamente o desenvolvimento dos estudantes. Nosso compromisso é criar um ambiente onde cada aluno se sinta seguro, respeitado e valorizado, permitindo que eles se concentrem em seu aprendizado. Com isso, desejamos transformar as escolas públicas em espaços de crescimento e harmonia, preparando nossos jovens para um futuro mais seguro e pacífico”.
O impacto da equipe multidisciplinar
A Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Braço do Norte conta com seis profissionais de diferentes áreas. O time é formado pelos psicólogos Robson Kindermann Sombrio e Ederbal Forest da Silva; pelos nutricionistas Maiara Berndt Karkle e Antonio Humberto Boeing; pela assistente social Cilane Furlan Redivo e pela bibliotecária Irajayna de Souza Lage Lobão.
“O trabalho de equipe multidisciplinar contribui significativamente para o sucesso dos projetos ao integrar diversas áreas de conhecimento que atendem às necessidades variadas da comunidade escolar. A colaboração entre esses profissionais garante uma abordagem mais abrangente e coordenada, que considera tanto os aspectos físicos, emocionais e sociais quanto os acadêmicos, contribuindo para o sucesso integral dos projetos educacionais”, aponta o psicólogo.
Projetos refletem em melhorias no ambiente escolar
De acordo com Robson, os projetos da Coordenadoria Regional de Educação, liderados por Mário Cesar Heideman Pereira e Eloisa de Souza Vieira, têm alcançado resultados positivos, como melhora no comportamento dos alunos, promoção da saúde mental e desenvolvimento de habilidades socioemocionais. “A liderança de ambos contribui para que os projetos sejam bem estruturados, garantindo a implementação adequada das iniciativas e o engajamento dos profissionais envolvidos”, ressalta.
No que diz respeito aos projetos de psicologia, o que se observa são melhorias no comportamento dos alunos, na promoção da saúde mental e no desenvolvimento de habilidades socioemocionais. “Esses resultados mostram que a presença de psicólogos nos projetos educacionais da CRE tem gerado impactos positivos na criação de ambientes escolares mais saudáveis e inclusivos”, afirma o especialista.
“Temos visto resultados positivos no ambiente escolar, com melhorias no comportamento dos alunos, especialmente em casos de transtornos como o TOD, promovendo uma convivência mais harmoniosa. Além disso, iniciativas voltadas para a saúde mental têm criado um ambiente acolhedor, reduzindo ansiedade e estresse. O desenvolvimento de habilidades socioemocionais como autoconhecimento, empatia, resolução de conflitos e controle emocional também tem contribuindo para o sucesso acadêmico e pessoal dos alunos”, conclui.