Mesa redonda com profissionais da saúde será realizado na quinta-feira, 26 de setembro na Unisul
Em alusão à campanha Setembro Amarelo, dedicada à prevenção do suicídio, o Centro de Valorização Pela Vida, em parceria com a Secretaria de Saúde de Braço do Norte, realizam o 3º Encontro pela Vida no próximo 26 de setembro, a partir das 19h30mim no auditório da Unisul, com entrada gratuita. A campanha que tem a promoção da Folha do Vale reforça o alerta sobre os cuidados com as doenças mentais.
No encontro, quatro especialistas da área da psiquiatria e da psicologia, participarão de uma mesa redonda mediada pelo escritor e terapeuta Silvio Mates. Eles ajudarão a responder perguntas como, por que as pessoas cometem suicídio, como identificar alguém que possa estar querendo tirar a própria vida e como ajudar esta pessoa?
Um dos participantes da mesa redonda será o psiquiatra Giovanni Giovanetti. O médico explica que uma média de 33% das tentativas de suicídios são ocasionados pela depressão, 22% da dependência química, números que serão melhor detalhados no evento que terá ainda a presença da também psiquiatra Talita Pereira e das psicólogas Denise Peters e Patrícia Pozza.

O mês foi escolhido em razão do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, celebrado todo ano em 10 de setembro. O objetivo do dia é conscientizar as pessoas ao redor do mundo que o suicídio pode ser evitado. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo, e essa é a segunda maior causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos de idade. No Brasil, 32 brasileiros tiram a própria vida por dia, o equivalente a uma pessoa a cada 45 minutos. Ações preventivas são fundamentais para reverter essa situação: mais de 90% dos casos de suicídio estão associados a distúrbios mentais e, portanto, podem ser evitados se as causas forem tratadas corretamente, aponta a OMS.