Para o prefeito de Braço do Norte, obra será um dos principais legados da atual gestão
O novo Centro Administrativo, considerado pelo prefeito Roberto Kuerten Marcelino como um dos principais legados da atual gestão, trará uma série de benefícios à população. Além da economia R$ 500 mil ao ano, que deixará de ser despendido em aluguéis, o chefe do Executivo cita outros pontos positivos que serão alcançados. Entre eles, está a eficiência operacional.
Os diferentes departamentos estarão reunidos em apenas um lugar, possibilitando uma atuação mais cooperada, integrada e coordenada. Além disso, Beto aponta que esta centralização trará melhoria aos atendimentos à medida em que garante mais celeridade e proporciona maior comodidade e acessibilidade aos cidadãos. Em especial, às pessoas com deficiência.
A nova sede da Prefeitura de Braço do Norte abrigará seis secretarias, a Fundação do Meio Ambiente (Fumbama) e o gabinete do prefeito e vice-prefeito. A primeira etapa da obra, que deixará pronto o esqueleto do prédio, já chegou a 40%. Neste momento, a empreiteira realiza a concretagem da laje do segundo bloco. Ao todo, são quatro blocos.
“A obra será dividida em duas etapas. A previsão é que esta primeira etapa seja concluída em março de 2024. Logo em seguida, iremos lançar a licitação para a segunda etapa. A obra completa não será finalizada no meu mandato, mas pretendemos deixar bem adiantada”, afirma o prefeito.
Outro benefício, de acordo com Beto, está atrelado à localização: a Avenida Getúlio Vargas, no bairro Santa Augusta. A intenção é que esta mudança contribua com o desenvolvimento daquela região e com a mobilidade urbana. “Acreditamos que este bairro possui plena condição de crescimento e valorização. Em relação à mobilidade urbana, iremos tirar, do eixo central, o movimento de veículos dos funcionários públicos e também dos cidadãos que procuram atendimento e levar para um bairro que está em expansão”. A modernização do Centro Administrativo também afetará a imagem e o prestígio do Município de Braço do Norte. “A obra foi planejada para suportar o crescimento da nossa cidade, com mais de três pavimentos e quase 3 mil metros quadrados construídos”, projeta o prefeito. O terreno possui uma área de 17 mil metros quadrados e o investimento total é de R$ 13,1 milhões, provenientes de recursos próprios.
O Centro Administrativo levará o nome do ex-secretário de Administração e Fazenda, Silvânio Kniess Mates. “A homenagem se dá por ele ter sido uma pessoa coerente, justa, que deixou um grande legado administrativo, com ideias inovadoras na gestão. Assim, ele ficará eternizado na história, pois foi um grande soldado, um grande homem, um grande empresário e um grande pai. Uma pessoa com um coração gigante e que conseguiu reunir todas estas características positivas, além de ter sido um apoiador e sonhador de tudo isso que estamos realizando em Braço do Norte”, declara Beto.
Imóvel onde fica a atual sede será leiloado
O secretário municipal de Administração e Fazenda, Allan Lopes Prudêncio, anunciou que a Administração de Braço do Norte está com credenciamento de leiloeiro aberto e que os interessados podem fazer o cadastro diretamente pelo site oficial da Prefeitura. Além do imóvel que abriga a atual sede, o leilão contará com máquinas, equipamentos e veículos. “Nosso Município segue evoluindo e crescendo e, por isso, terá um novo Centro Administrativo. Então, a sede atual irá para leilão. O imóvel fica situado em local nobre da nossa cidade e poderá ser adquirido por quem tiver interesse no espaço. Caso este seja o seu caso, fique atento às nossas redes sociais para se manter por dentro de todas as informações”, afirmou.